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Título: O impacto da pandemia por Sars-cov-2 na saúde mental em docentes e coordenadores da área de saúde: uma abordagem acerca do ensino remoto
Título(s) alternativo(s): The impact of the Sars-cov-2 pandemic on the mental health of health teachers and coordinators: an approach to remote teaching
Autor(es): CARVALHO, Ingrid Arruda de
NERY, Maria Beatriz de Souza
SILVA, Rubiane Gouveia de Souza e
SILVA, Suzana Lins da
Palavras-chave: COVID-19
Isolamento Social
Educação a distância
Saúde mental
Esgotamento psicológico
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Introdução: A pandemia da Covid 19 trouxe grandes desafios para a educação, exigindo que instituições de ensino em todo o mundo se reinventassem para garantir a construção do conhecimento de maneira diferente da tradicional. Passou-se, então, a adotar o uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem para dar continuidade ao ano letivo, por meio do chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), essa transição gerou impactos significativos na prática pedagógica dos docentes gerando sinais de adoecimento, como incertezas, estresse, ansiedade e pressão emocional, culminando na síndrome de Burnout. Objetivo: Analisar o impacto da pandemia na saúde mental em docentes e coordenadores da área de saúde na Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Métodos: Estudo descritivo do tipo transversal, de corte quantitativo. Coleta de dados realizada no período de junho a agosto de 2022. Os sujeitos participantes foram os docentes e coordenadores atuantes nos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Resultados: Identificou-se que a maioria dos participantes tinha menos de 45 anos (51,5%), era do sexo feminino (78,8%) e possuía um companheiro (57,6%). A principal área de atuação foi a Enfermagem (51,5%). Em relação à Síndrome de Burnout observou-se que 53,3% dos docentes estavam na fase inicial, 30,0% apresentavam indícios de que podem desenvolvê-la, e apenas 6,7% já se encontravam em estágio avançado. Quanto ao nível de estresse percebido, os participantes apresentaram média de 21,39 pontos (DP ± 5,79), com mediana de 23,00. Conclusão: Foi observado que as dificuldades enfrentadas pelos educadores, incluindo problemas técnicos e a falta de apoio institucional, afetaram significativamente a saúde emocional, especialmente em relação ao Burnout. Os docentes da área de Enfermagem mostraram maior propensão a níveis elevados de dedicação e envolvimento, o que pode estar relacionado às particularidades dessa área. Esses resultados ressaltam a necessidade de medidas de apoio e formação para mitigar os efeitos do ensino remoto e promover o bem-estar dos professores. Palavras-chave: COVID-19, Isolamento Social, Educação a Distância, Saúde Mental, Esgotamento Psicológico.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2012
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