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dc.contributor.authorREAL, Luana Correia De Andrade Côrte-
dc.contributor.authorANDRADE, Maria Thainá Almeida Diogo de-
dc.contributor.authorCRUZ, Lara Eugênia Oliveira Lemos de Sá-
dc.contributor.authorDAMASCENA, Victor Galdino Andrade Barreto-
dc.contributor.authorSILVA, Heloisa de Morais-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Claudluce Marques-
dc.contributor.authorVIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:43:55Z-
dc.date.available2025-06-25T17:43:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2017-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS como requisito para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: As Instituições de Ensino Superior (IES) têm reformulado seus currículos para promover competências interdisciplinares. Metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), estimulam a autonomia discente e fortalecem a interdisciplinaridade. A Educação Interprofissional (EIP), voltada à colaboração entre profissionais da saúde, tem sido incorporada para qualificar o cuidado. Em 2022, a Faculdade Pernambucana de Saúde criou o Centro De Atenção E Aprendizagem Interprofissional Em Saúde (CAAIS), com foco na estruturação e avaliação da EIP, integrada às tutorias da ABP após a reforma curricular de 2023. Objetivo: Avaliar a percepção dos envolvidos sobre a inserção dos módulos interprofissionais no curso de Fisioterapia. Métodos: Estudo quantitativo e descritivo, com 50 participantes (43 discentes do 1º ao 4º período e docentes dos módulos). Os dados foram coletados por questionário online e analisados com estatística descritiva no SPSS. A validade dos itens foi avaliada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerado satisfatório quando > 0,80. Resultados: Mais de 80% dos estudantes avaliaram positivamente os módulos, destacando desenvolvimento de liderança, empatia, comunicação e tomada de decisão (IVC entre 0,72 e 0,93). Os docentes atribuíram IVC = 1,0, mas relataram desafios metodológicos e baixa motivação discente. A EIP mostra-se promissora na formação em saúde, demandando apoio institucional contínuo para superar desafios e consolidar sua implementação. Palavras chaves: Educação interprofissional, interprofissionalidade, aprendizagem baseada em problemas, fisioterapia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectInterprofissionalidadept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titleA inserção de um módulo interprofissional no currículo do curso de fisioterapia de uma IES que trabalha com metodologias ativas de ensino no Nordeste sob a perspectiva dos envolvidospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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