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Título: A inserção de um módulo interprofissional no currículo do curso de fisioterapia de uma IES que trabalha com metodologias ativas de ensino no Nordeste sob a perspectiva dos envolvidos
Autor(es): REAL, Luana Correia De Andrade Côrte
ANDRADE, Maria Thainá Almeida Diogo de
CRUZ, Lara Eugênia Oliveira Lemos de Sá
DAMASCENA, Victor Galdino Andrade Barreto
SILVA, Heloisa de Morais
PIMENTEL, Claudluce Marques
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar
Palavras-chave: Educação interprofissional
Interprofissionalidade
Aprendizagem baseada em problemas
Fisioterapia
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Introdução: As Instituições de Ensino Superior (IES) têm reformulado seus currículos para promover competências interdisciplinares. Metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), estimulam a autonomia discente e fortalecem a interdisciplinaridade. A Educação Interprofissional (EIP), voltada à colaboração entre profissionais da saúde, tem sido incorporada para qualificar o cuidado. Em 2022, a Faculdade Pernambucana de Saúde criou o Centro De Atenção E Aprendizagem Interprofissional Em Saúde (CAAIS), com foco na estruturação e avaliação da EIP, integrada às tutorias da ABP após a reforma curricular de 2023. Objetivo: Avaliar a percepção dos envolvidos sobre a inserção dos módulos interprofissionais no curso de Fisioterapia. Métodos: Estudo quantitativo e descritivo, com 50 participantes (43 discentes do 1º ao 4º período e docentes dos módulos). Os dados foram coletados por questionário online e analisados com estatística descritiva no SPSS. A validade dos itens foi avaliada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerado satisfatório quando > 0,80. Resultados: Mais de 80% dos estudantes avaliaram positivamente os módulos, destacando desenvolvimento de liderança, empatia, comunicação e tomada de decisão (IVC entre 0,72 e 0,93). Os docentes atribuíram IVC = 1,0, mas relataram desafios metodológicos e baixa motivação discente. A EIP mostra-se promissora na formação em saúde, demandando apoio institucional contínuo para superar desafios e consolidar sua implementação. Palavras chaves: Educação interprofissional, interprofissionalidade, aprendizagem baseada em problemas, fisioterapia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS como requisito para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2017
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