Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2083
Título: Caracterização do perfil clínico-epidemiológico de pacientes com leucemia promielocítica aguda em hospital terciário entre 2017 E 2022
Título(s) alternativo(s): Characterization of the clinical-epidemiological profile of patients with acute promyelocytic leukemia in a tertiary hospital between 2017 and 2022
Autor(es): ANTUNES, Antônio Henrique de Arruda
REGO, João Vitor Cordeiro Andrade
COSTA, Alice Guerra Barretto da
BEZERRA, Emília Gomes
MARACAJÁ, Leticia Roma
WANDERLEY, Luísa Bezerra
CAVALCANTI, Thatyana de Oliveira Maranhão
SILVA, Arilson Santos Alves da
Palavras-chave: Leucemia promielocítica aguda
COVID-19
Coagulopatias
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Introdução: A leucemia promielocítica aguda (LPA) é um subtipo da leucemia mieloide aguda, representando cerca de 15% dos casos. Caracteriza-se pelo bloqueio da diferenciação na fase promielocítica, com acúmulo de células imaturas na medula óssea. Clinicamente, associa-se à coagulação intravascular disseminada, hiperfibrinólise, sangramentos graves, fadiga e infecções. A pandemia de COVID-19 impactou o diagnóstico, reduzindo a detecção de casos e atrasando o intervalo do sintoma ao diagnóstico em Pernambuco. Objetivos: Caracterizar o perfil epidemiológico de pacientes com LPA diagnosticados no HEMOPE entre 2017 e 2022. Métodos: Estudo observacional, transversal e descritivo, incluindo todos os casos confirmados no período. Os dados foram analisados no JAMOVI 2.6, com estatística descritiva e testes de associação (p<0,05). Resultados: Foram avaliados 67 pacientes, predominando o sexo feminino (56,7%), idade média 41,7 anos. A maioria era parda (77,6%) e residente em áreas urbanas (70,1%). Sintomas mais comuns: sangramento (72,7%), hematomas (59,1%) e astenia (50%). Estratificação de risco: 44,8% intermediário, 35,8% alto e 10,4% baixo. A taxa de remissão geral foi 67,2%, mortalidade 20,9%. Todos os pacientes >60 anos com desfecho conhecido evoluíram para óbito. Conclusões: A LPA permanece grave, com alta mortalidade precoce. Idade avançada foi o principal fator prognóstico adverso. Palavras-chave: Leucemia promielocítica aguda; COVID-19; Coagulopatias.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2083
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEUCEMIA TCC ATUALIZADO.pdf429.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.