Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2102
Título: Impactos na funcionalidade de pacientes submetidos a cirurgias eletivas em hospital do SUS DE Recife
Título(s) alternativo(s): Impacts on functionality of patients undergoing elective surgeries in a public hospital in Recife
Autor(es): SOARES, Julia Galindo
HORA, Emilly Andrielly Barbosa da
BONFIM, Andréa Luísa de Almeida
COUTINHO, Maria Eduarda Granja Cavalcanti
NOGUEIRA, Lidier Roberta Moraes
SOUZA, Beatriz Brandão de
VASCONCELOS, Emilly Gabrielly Santana
SILVA, Mara Teresinha de Figueiredo
Palavras-chave: Período pós-operatório
Estado funcional
Procedimentos cirúrgicos eletivos
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Introdução: O período pós-operatório pode gerar declínio funcional mesmo em cirurgias eletivas, influenciado por dor, perda de força muscular e imobilismo. Esse impacto é relevante no contexto do SUS, onde fatores como doenças crônicas e sedentarismo aumentam a vulnerabilidade dos pacientes. Apesar dos avanços cirúrgicos, há escassez de estudos que avaliem funcionalidade com escalas padronizadas e relacionem esses desfechos a variáveis clínicas. Objetivo: Avaliar impactos na funcionalidade de pacientes submetidos a cirurgias gerais, neurológicas, urológicas e torácicas em hospital público de Recife. Métodos: Estudo analítico, observacional, longitudinal, com delineamento "antes e depois", realizado entre novembro/2024 e setembro/2025, incluindo 166 pacientes submetidos a cirurgias eletivas. Avaliações pré e pós-operatórias utilizaram FSS-ICU, MIF e EVA. Análise por regressão linear múltipla, com significância de 5%. Resultados: Houve redução da funcionalidade do pré (0,92) para pós-operatório (0,82), com aumento da dor (pré 2,82; pós 3,48). A regressão múltipla explicou 52,2% da variabilidade funcional, identificando impacto negativo de cirurgias neurológicas e torácicas, insuficiência cardíaca, maior tempo de internação, dor intensa e permanência em UTI; estado funcional pré-operatório teve efeito positivo. Conclusões: O estudo evidenciou declínio funcional significativo. Fatores clínicos impactaram negativamente a funcionalidade, enquanto estado funcional pré-operatório foi preditor positivo. Palavras-chave: Período Pós-Operatório; Estado Funcional; Procedimentos Cirúrgicos Eletivos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS como requisito para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2102
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_IMPACTOS NA FUNCIONALIDADE DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS ELETIVAS EM HOSPITAL DO SUS DE RECIFE.pdf772.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.