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Título: Odontologia Hospitalar em uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e Ambulatório follow-up das crianças nascidas pré-termos: visão da equipe interprofissional
Título(s) alternativo(s): Hospital dentistry in a Neonatal kangaroo Intermediate Care Unit and Outpatient follow-up of preterm infants: Perspective of the interprofessional team
Odontología hospitalaria en una Unidad de Cuidados Intermedios Neonatales Canguro y seguimiento ambulatorio de niños nacidos prematuros: visión del equipo interprofesional
Autor(es): SILVEIRA, Maria Luiza Tavares
SILVA, Kelayne Ferreira Rodrigues da
RAMOS, Maria Clara Solano
FREITAS, Rebeca Luiz de
LIMA, Maria Goretti de Souza
Palavras-chave: Equipe Hospitalar de Odontologia
Educação interprofissional
Saúde bucal
Recém-nascido prematuro
Método canguru
Data do documento: 2025
Resumo: Resumo Objetivo: Avaliar o reconhecimento, pela equipe interprofissional do Método Canguru, do trabalho do cirurgião-dentista, destacando sua importância na atenção integral e humanizada ao recém-nascido pré-termo. Metodologia: Estudo observacional de corte transversal realizado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e ambulatório follow-up do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), com trinta e um profissionais de saúde. Durante trinta dias, observou-se a prática interprofissional e a integração da odontologia no cuidado integral. Os dados foram coletados por formulário com questões fechadas e analisados por estatística descritiva. Resultados: A pesquisa analisou percepção e desafios do trabalho interprofissional. A maioria dos participantes (48,4%) entende o conceito como interação e comunicação entre profissionais de diferentes áreas, visando à integralidade do cuidado. As principais dificuldades incluem falta de infraestrutura (35,5%), problemas de comunicação (25,8%) e organização inadequada (19,4%). A maior limitação observada foi à elevada demanda de pacientes (61,3%), que reduz tempo para planejamento. Como potencialidades, destacaram-se melhoria na assistência à saúde (41,9%) e na comunicação interprofissional (29,0%). O dentista é reconhecido por 67,7% dos participantes como essencial na equipe. Conclusão: O trabalho interprofissional é fundamental para uma assistência mais integrada. O dentista contribui para prevenção de doenças bucais e desenvolvimento orofacial em prematuros. Palavras-chave: Equipe Hospitalar de Odontologia; Educação Interprofissional; Saúde Bucal; Recém-Nascido Prematuro; Método Canguru.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2113
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