Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2133
Título: Nível de conhecimento de profissionais de saúde sobre o uso do canabidiol no tratamento de síndromes demenciais: um estudo transversal
Autor(es): SALES, Júlia Nathaly Cavalcanti Mendes de
SANTOS, Ana Luiza Ribeiro Veras
RIBEIRO, Fernanda Marinho
LUCENA, Gabriele Maria de Oliveira
NÓBREGA, Mikaela Luiza Do Rêgo Barros
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
ANDRADE, Felipe César Gomes de
Palavras-chave: Canabidiol
Doenças neurodegenerativas
Memória
Plasticidade neuronal
Doença de Alzheimer
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de profissionais da saúde acerca do uso do canabidiol (CBD) no tratamento das síndromes demenciais. Métodos: Estudo transversal e observacional, realizado entre outubro de 2024 e agosto de 2025, com médicos e psicólogos de Pernambuco. A coleta de dados utilizou questionário estruturado (30 questões fechadas e 4 abertas) distribuído por snowball sampling. Variáveis sociodemográficas, profissionais e de conhecimento foram analisadas por estatística descritiva no software Jamovi, enquanto questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Foram incluídos 40 participantes, maioria do sexo feminino (75%) e com média de idade de 29 anos. Metade encontrava-se em residência médica e 25% possuíam especialização. Quanto ao conhecimento prévio sobre CBD, 65% classificaram-no como “pouco”, e 57,5% nunca haviam lido estudos sobre o tema. Apenas 5% conheciam corretamente o prazo de validade da receita de produtos derivados de cannabis. Sobre indicações clínicas, 72,5% citaram Alzheimer, mas menos de 40% reconheceram uso em outros subtipos demenciais. Cerca de 42,5% desconheciam efeitos adversos e 42,5% não sabiam o mecanismo de ação do CBD. Apesar disso, a maioria relatou atitude favorável ao seu uso, especialmente como terapia adjuvante. Conclusão: Embora prevaleça uma postura positiva frente ao canabidiol, o conhecimento técnico-científico dos profissionais avaliados mostrou-se limitado, indicando necessidade de maior difusão de informações para uma prática clínica baseada em evidências. Palavras-chave (DeCS): Canabidiol; Doenças Neurodegenerativas; Memória; Plasticidade Neuronal; Doença de Alzheimer.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2133
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC 2024-2025 CBD E SÍNDROMES DEMENCIAIS (2).pdf467.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.