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dc.contributor.authorMENDONÇA, Joana D’ arc Oliveira de-
dc.contributor.authorSANTANA, Pedro Franklin Araújo de-
dc.contributor.authorMOROSINI, Alice Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorBARBOSA, Isabella Pinto Ribeiro Cruz-
dc.contributor.authorCORIOLANO, Rebeka Rodrigues Martins Pereira-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2025-12-05T19:32:25Z-
dc.date.available2025-12-05T19:32:25Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2154-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO| Introdução: A fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação congênita frequente, associada a vulnerabilidades clínicas, sociais e cognitivas. Estudos recentes têm evidenciado não apenas seus aspectos biomédicos, mas também implicações psicossociais como estigmatização e bullying. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo investigar dimensões da cognição social em crianças com FLP, com foco na Teoria da Mente (ToM) e no reconhecimento emocional. Métodos: Estudo quantitativo, exploratório e transversal, realizado com 34 crianças entre 6 e 12 anos. Utilizou-se a Tarefa de Crença Falsa-Emoção e o Reading the Mind in the Eyes Test (EYES-C) para avaliar ToM e reconhecimento emocional, respectivamente. Resultados: A maioria dos participantes (85,3%) foi capaz de prever adequadamente o estado emocional da personagem na Tarefa de Crença Falsa-Emoção, mas 52,9% não conseguiram dissociar sua perspectiva da perspectiva da personagem, indicando dificuldades na compreensão da crença falsa. No EYES-C, houve maior acurácia no reconhecimento de emoções básicas, como Sério (88,2%), Pensativo (82,4%) e Triste (79,4%), mas baixo desempenho em emoções menos convencionais, como Gentil (11,8%), Incrédulo (14,7% no item 16; 32,4% no item 27) e Contente (29,4%). Conclusão: Os achados sugerem que, embora crianças com FLP apresentem preservação parcial de habilidades relacionadas ao reconhecimento de emoções básicas, enfrentam limitações em aspectos mais complexos da cognição social, com possíveis repercussões psicossociais relevantes. Tais resultados reforçam a necessidade de intervenções interdisciplinares que articulem reabilitação clínica, apoio psicológico e estratégias educacionais voltadas para a inclusão social. Palavras-chave: Fenda Labiopalatina; Cognição Social; Teoria da Mente; Emoções; Saúde Infantil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFenda Labiopalatinapt_BR
dc.subjectCognição Socialpt_BR
dc.subjectTeoria da Mentept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectSaúde Infantilpt_BR
dc.titleCognição social em crianças com fissura labiopalatina: um estudo exploratório das habilidades de teoria da mente e reconhecimento emocionalpt_BR
dc.title.alternativeSocial cognition in children with cleft lip and palate: an exploratory study of theory of mind and emotion recognition abilitiespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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