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Título: Cognição social em crianças com fissura labiopalatina: um estudo exploratório das habilidades de teoria da mente e reconhecimento emocional
Título(s) alternativo(s): Social cognition in children with cleft lip and palate: an exploratory study of theory of mind and emotion recognition abilities
Autor(es): MENDONÇA, Joana D’ arc Oliveira de
SANTANA, Pedro Franklin Araújo de
MOROSINI, Alice Rodrigues de Souza
BARBOSA, Isabella Pinto Ribeiro Cruz
CORIOLANO, Rebeka Rodrigues Martins Pereira
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Palavras-chave: Fenda Labiopalatina
Cognição Social
Teoria da Mente
Emoções
Saúde Infantil
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO| Introdução: A fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação congênita frequente, associada a vulnerabilidades clínicas, sociais e cognitivas. Estudos recentes têm evidenciado não apenas seus aspectos biomédicos, mas também implicações psicossociais como estigmatização e bullying. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo investigar dimensões da cognição social em crianças com FLP, com foco na Teoria da Mente (ToM) e no reconhecimento emocional. Métodos: Estudo quantitativo, exploratório e transversal, realizado com 34 crianças entre 6 e 12 anos. Utilizou-se a Tarefa de Crença Falsa-Emoção e o Reading the Mind in the Eyes Test (EYES-C) para avaliar ToM e reconhecimento emocional, respectivamente. Resultados: A maioria dos participantes (85,3%) foi capaz de prever adequadamente o estado emocional da personagem na Tarefa de Crença Falsa-Emoção, mas 52,9% não conseguiram dissociar sua perspectiva da perspectiva da personagem, indicando dificuldades na compreensão da crença falsa. No EYES-C, houve maior acurácia no reconhecimento de emoções básicas, como Sério (88,2%), Pensativo (82,4%) e Triste (79,4%), mas baixo desempenho em emoções menos convencionais, como Gentil (11,8%), Incrédulo (14,7% no item 16; 32,4% no item 27) e Contente (29,4%). Conclusão: Os achados sugerem que, embora crianças com FLP apresentem preservação parcial de habilidades relacionadas ao reconhecimento de emoções básicas, enfrentam limitações em aspectos mais complexos da cognição social, com possíveis repercussões psicossociais relevantes. Tais resultados reforçam a necessidade de intervenções interdisciplinares que articulem reabilitação clínica, apoio psicológico e estratégias educacionais voltadas para a inclusão social. Palavras-chave: Fenda Labiopalatina; Cognição Social; Teoria da Mente; Emoções; Saúde Infantil.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2154
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