Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2174
Título: Comparação entre técnicas de estudo individual de graduandos de Medicina nos períodos pré e pós-pandemia por COVID-19
Título(s) alternativo(s): Comparison between individual study techniques of medical students in the pre and post COVID-19 pandemic periods
Autor(es): CANTALICE, Thaís Rachel Viegas
SILVA, Pedro Carvalheira Vieira da
MOTA, Maria Clara Wanderley
LORENA, Suélem Barros de
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
COVID-19
Isolamento social
Educação
Uso da internet
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar e comparar as atitudes e opiniões de estudantes de Medicina de uma faculdade pernambucana com metodologia ativa de aprendizagem sobre o acesso à informação acadêmica antes e após a pandemia de COVID-19. Método: Estudo observacional transversal realizado de março de 2023 a setembro de 2024 na Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife. A amostragem foi probabilística, estratificada e proporcional. Os dados foram coletados via questionário eletrônico em Google Forms, dividido em quatro blocos: perfil sociodemográfico, rotina de estudos, opiniões sobre acesso à informação e uso de bases de dados eletrônicas. Os dados atuais foram comparados com a pesquisa realizada por meio de aplicação do mesmo questionário em 2019, antes do isolamento social resultante da pandemia causada pela COVID-19. Resultados: Dos 105 alunos participantes, a maioria era do sexo feminino (61,9%), solteiro (91,4%) e sem filhos (96,2%), com idade média de 19 a 23 anos (57,1%). O acesso à informação se deu majoritariamente por meios eletrônicos (77,1%), com 87,6% dos estudantes considerando a informação devidamente atualizada. Entre os 81,9% que usavam bases de dados, SciELO (77,1%) e PubMed (72,3%) foram as mais citadas. Estudantes intermediários consideraram mais importante o estudo online (61,4%) do que iniciantes (41,6%). Assim, observou-se após o isolamento que, entre os estudantes que utilizam meios eletrônicos em seus estudos, houve um aumento significativo de acadêmicos que aprenderam por meio de uma disciplina curricular da graduação as estratégias de busca. Conclusão: Estudantes de Medicina tenderam a valorizar majoritariamente o uso de meios eletrônicos no período pós-pandêmico, especialmente em bases de dados. Além disso, notou-se que os participantes em níveis mais avançados demonstram maior preocupação em manterem-se atualizados. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; COVID-19; Isolamento Social; Educação; Uso da Internet.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2174
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC 30.09 (1).pdf427.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.