Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/241
Título: Toxina botulínica e terapia física subsequente: implicações na função motora de membro superior em pacientes pós acidente vascular cerebral – relato de dois casos
Título(s) alternativo(s): Botulinum toxin and subsequent physical therapy: implications in the motor function of upper limb in post-stroke patients – a case report
Autor(es): SANDES, Luiz Cláudio Mattos
Palavras-chave: Toxina Botulínica Tipo A
Acidente Vascular Cerebral
Membros Superiores
Data do documento: Set-2018
Resumo: Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Dentre as sequelas sensório-motoras está a espasticidade que contribui para a limitação da movimentação voluntária e funcional dos membros afetados. A toxina botulínica tipo A (TBA) é frequentemente utilizada no seu tratamento, atuando como um bloqueador neuromuscular local de efeito temporário. Esse estudo busca avaliar os efeitos da terapia subsequente à aplicação da toxina na função motora de membro superior de pacientes pós-AVC inseridos em um programa de reabilitação interdisciplinar. Descrição: Foi realizada uma avaliação antes da aplicação da toxina e duas reavaliações, três meses e seis meses após a aplicação, respectivamente, utilizando-se a seção do membro superior da versão brasileira da Escala de Fugl-Meyer (EFM), para acompanhar a evolução da função motora de duas pacientes que receberam a toxina. Uma das pacientes foi submetida a um protocolo de terapia física logo após a aplicação e a outra seguiu apenas o acompanhamento terapêutico regular. Discussão: Baseado nos escores obtidos nas avaliações e reavaliações em cada uma das pacientes, não foram observadas grandes diferenças entre as duas abordagens. Com exceção do domínio Sinergia Extensora, que apresentou uma melhora acentuada na primeira reavaliação, os demais domínios não apresentaram grandes alterações entre as abordagens durante as reavaliações.
Descrição: Pesquisa apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para a conclusão do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC/FPS). Orientadores: Luciana Bezerra dos Santos Cardozo, Catharina Machado Portela.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/241
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PIC_LUIZ CLÁUDIO MATTOS SANDES_FISIOTERAPIA.pdf337.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.