Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/426
Título: Avaliação da correlação entre dismorfismo eritrocitário urinário e doença renal crônica em pacientes atendidos em hospital público da região metropolitana do Recife
Autor(es): SANTOS, Amanda Vanessa Lima dos
ARAÚJO, Yasmim Germana Albuquerque de
Palavras-chave: Dismorfismo eritrocitário
Glomerulopatia
Insuficiência renal crônica
Hematúria
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: A doença renal crônica está associada ao encurtamento da expectativa de vida dos pacientes por ela acometidos. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental e o sumário de urina é uma ferramenta importante para detecção de eritrócitos dismórficos e traços de proteinúria que, junto com outros exames bioquímicos, poderão nortear uma terapêutica adequada. Objetivo: Analisar a correlação da presença de hemácias dismórficas na urina e o possível diagnóstico de doença renal crônica em pacientes atendidos em uma unidade hospitalar da região metropolitana do Recife. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo quantitativo, realizado através da avaliação dos laudos de sumário de urina positivos para presença de hemácias dismórficas em pacientes do hospital em estudo. Resultados: Foram analisados 122 laudos positivos para dismorfismo eritrocitário no exame do sedimento urinário e, dentre eles, 59% apresentaram positividade para doença renal crônica estabelecidos por provas bioquímicas da função renal. Aproximadamente 86% dos pacientes estudados apresentaram resultados de proteinúria acima do valor de referência. Sobre a relação albumina/creatinina, 15% das amostras exibiram níveis de albumina desejáveis e 86% com níveis alterados. Em relação aos níveis plasmáticos de ureia, 54% dos pacientes apresentaram resultados dentro dos padrões de referência e 47% com níveis elevados. Com base nos níveis séricos de creatinina, 58% dos pacientes estavam dentro dos padrões de referência e cerca de 42% estavam com níveis alterados. Conclusão: A presença de hemácias dismórficas na urina apresentou forte ligação com a doença renal crônica, quando correlacionado com os demais exames bioquímicos de avaliação de função renal.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/426
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VERSÃO-FINAL-YASMIM-E-AMANDA.pdf445.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.