Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/435
Título: Análise microbiológica das gomas de mandioca vendidas nas grandes redes de supermercado na Zona Norte de Camaragibe
Autor(es): CAVALCANTI, Mayara Santiago
ARAÚJO, Lyana Rener da Silva
Palavras-chave: Alimentação
Saúde
Microbiologia
Coliformes
Data do documento: 2019
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de mandioca, com produção anual estimada em 27 milhões de toneladas, sendo as maiores produções registradas nos Estados do Paraná, Pará, Bahia, Maranhão e Piauí. Atualmente, sua produção é destinada tanto para consumo direto, quanto para transformação industrial. A mandioca por sua vez, é usada na alimentação de diversas maneiras, uma delas, atualmente bastante consumida, é a tapioca. Vivendo em uma era onde a população brasileira busca cada vez mais uma alimentação saudável, o consumo da tapioca tem crescido. Por conter carboidratos e livre de gordura é um alimento mais desejado na era fitness. Durante a realização do processo de produção com a goma, podem ser adquiridas algumas contaminações devido a precariedade dos estabelecimentos produzidos, da falta de higiene pessoal e do maquinário durante o processo produtivo. Esta pesquisa teve por objetivo verificar goma de tapioca está em condições seguras de consumo para o consumidor. As amostras usadas para análise foram obtidas de forma aleatória das grandes redes de supermercados da cidade de Camaragibe. Foram analisadas três amostras de diferentes fabricantes vendidas nos supermercados. Para a determinação de coliformes totais e termotolerantes a técnica utilizada foi do Número Mais Provável (NMP). As amostras analisadas vendidas nos supermercados estão apropriadas para uso na alimentação em relação a contagem de coliformes totais e termotolerantes. Todas as análises realizadas foram negativas e os valores encontrados na análise dos Números Mais prováveis (NMP) estão abaixo da especificação estabelecida pela RDC nº 12 de 02 de janeiro de 2001 (ANVISA). Portanto, as amostras analisadas no presente estudo estão apropriadas para consumo como alimentos quanto à presença dos coliformes totais.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/435
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara Santiago Cavalcan.pdf426.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.