Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/438
Título: Análise do conhecimento e nível de satisfação do idoso em relação ao farmacêutico e à atenção farmacêutica
Autor(es): SOUZA, Thais Stephane Pereira de
SÖHSTEN, Erika Christina Freitas von
Palavras-chave: Idoso
Cuidado farmacêutico
Qualidade de vida
Data do documento: 2019
Resumo: Envelhecer é um processo natural da vida. Implica em alterações morfofisiológicas que normalmente causam problemas físicos, psíquicos e sociais para o idoso, afetando a sua qualidade de vida. Porém, é nítido que pessoas que envelhecem com autonomia e boa saúde física aparentam ser mais felizes. O Cuidado Farmacêutico tem como prioridade a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção do paciente idoso de um hospital público da Região Metropolitana do Recife em relação ao Cuidado Farmacêutico e à importância do profissional farmacêutico. A pesquisa foi realizada através de um questionário semiestruturado, de elaboração própria, aplicado aos entrevistados. Ficou evidente a polifarmácia entre os idosos. 62,82% dos entrevistados alegaram ter conhecimento das atribuições do farmacêutico, porém, cerca de 43,0% informaram nunca ter conversado com um farmacêutico, mas demonstraram interesse em conversar. 86,67% desconhecem a presença do farmacêutico em outros locais, senão em drogarias. 66,0% informaram que procuraram o farmacêutico para esclarecer dúvidas sobre medicamentos. Quando questionados sobre a satisfação com relação ao farmacêutico, 97,56% dos entrevistados que tiveram esse contato, alegaram estar satisfeitos e que indicariam o serviço deste profissional para outras pessoas. 73,08% informou que inexiste a divulgação desses serviços para a população, seja pela falta de iniciativa do profissional ou pela própria instituição que o emprega. Pôde-se observar que ainda há uma dificuldade de compreensão do papel do farmacêutico e torna perceptível a necessidade de melhor divulgação desses serviços. Desta forma, são importantes a instalação de programas de divulgação sobre o profissional farmacêutico, ações educativas de profissionais, estudantes de farmácia e de instituições públicas e privadas, assim como mais ações do farmacêutico junto à população idosa no intuito de melhorar a atenção básica à saúde e à qualidade de vida deste público.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde FPS, como parte dos requisitos para obtenção do título de graduado em Farmácia. Orientador: Osnir de Sá Viana Coorientadora: Eliane Leite de Souza Magalhães
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/438
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - PÓS BANCA 2.pdf702.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.