Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/449
Título: Avaliação da sobrecarga do cuidador de crianças e adolescentes com doença renal crônica através da escala BURDEN INTERVIEW
Título(s) alternativo(s): estudo piloto
Palavras-chave: Cuidadores
Doença renal crônica
Mudança social
Data do documento: 2019
Resumo: Cenário: a criança portadora de doença renal crônica em estágios avançados excede as condições normais de desenvolvimento e necessita adaptações em sua rotina. O impacto social, físico e psicológico é bastante significativo, sendo observado e vivido principalmente por seus familiares e cuidadores. É pouco conhecido o impacto da sobrecarga de cuidadores de crianças com doenças renais crônicas. Objetivo: avaliar a sobrecarga dos cuidadores de crianças e adolescentes portadores de doença renal crônica utilizando a escala Burden Interview. Métodos: realizado um estudo transversal com cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica acompanhados na Unidade Renal Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Foram excluídos aqueles que apresentaram algum déficit de compreensão ou dificuldade em elaborar respostas. Projeto aprovado pelo CEP-IMIP sob o parecer 3334-13. Para avaliação da sobrecarga do cuidador foi utilizado a escala Burden Interview validada para a língua portuguesa do Brasil. Foram ainda coletados dados socioeconômicos, idade e gravidade da doença renal crônica da criança, sendo esses dados relacionados a sobrecarga do cuidador. Os dados foram analisados no SPSS versão 22.0, descritos e expostos em tabelas de contingência, utilizou-se test t para analisar a sobrecarga. Considerado p < 0,05. Resultados: foram analisados 20 cuidadores com média de idade de 41,3 anos + (10,2), sendo a maioria 95% composta por mulheres, de classe socioeconômica baixa (classes C. D e E). A sobrecarga avaliada com a escala Burden Interview obteve uma média de 18 + (11), não diferindo entre os grupos (conservador, transplante ou hemodiálise). Conclusão: o grupo de cuidadores de crianças com DRC são principalmente mulheres, de baixa renda e que apesar da adversidade do dia a dia, não relataram sobrecarga no cuidado.
Descrição: Orientadora: Livia B. Andrade
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/449
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC-TCC Renyelk.pdf253.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.