Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/452
Título: Avaliação do rastreamento para diabetes gestacional em gestantes internadas em uma maternidade escola
Autor(es): BENVINDO, Amanda Mendes da Fonseca
Palavras-chave: Diagnóstico
Diabetes gestacional
Glicemia
Data do documento: 2019
Resumo: OBJETIVO: Verificar a metodologia utilizada para rastreio de DMG. MÉTODOS: Estudo de corte transversal, realizado de agosto de 2017 a julho de 2018. A coleta de dados ocorreu por análise de prontuários e cartões da gestante, aplicando um formulário de pesquisa. Os dados foram processados pelo SPSS versão 22.0 de 2016. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética. RESULTADO: O rastreio foi feito em 27 mulheres (31%), numa população de 87. Dessas, foram observadas que 22 (25,6%) utilizaram o método de uma etapa, 4 (4,3%) foram submetidas ao método de duas etapas e 1 paciente não havia informação quanto ao rastreio no prontuário. CONCLUSÃO: Mesmo com o surgimento de recomendações para o rastreio de diabetes mellitus no Brasil, este não foi realizado corretamente na amostra analisada, que mostrou maior parte das gestantes sem realizá-lo. Esse dado gera preocupação com a possibilidade de subdiagnóstico e ocorrência de complicações maternas e fetais.
Descrição: Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC/FPS) para o período de agosto/2017 a julho/2018. Orientador: Prof. Marcos Oliveira de Almeida
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/452
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC ATUALIZADO2019-convertido.pdf195.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.