Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/47
Título: Descarte de resíduos de serviços de saúde:conhecimento dos estudantes de enfermagem de uma faculdade de saúde da cidade do Recife
Autor(es): SILVA, Elianay Cristina da
SILVA, Dayane Santana dos Santos
FERREIRA, Luciclaudia
Palavras-chave: RSS
Resíduos Hospitalares
Gerenciamento de Resíduos
Enfermagem
Data do documento: 2017
Resumo: Título: Descarte de Resíduos de serviços de saúde: Conhecimento dos estudantes de enfermagem de uma faculdade de saúde da cidade do Recife. Autores: Elianay Cristina da Silva, Dayane Santana dos Santos Silva e Lucicláudia Ferreira. Introdução: Segundo a Anvisa os resíduos sólidos podem ser entendidos como sendo o lixo produzido pelos seres humanos, entre as mais diversas formas de lixo temos os resíduos dos serviços de saúde (RSS). Assim como é dever da instituição de saúde e de todo profissional garantir o descarte adequado do RSS gerado na unidade de saúde, a enfermagem, em especial tem um papel importante, pois gerencia e segrega esses resíduos. Objetivos: O presente estudo possui o objetivo de analisar o conhecimento dos estudantes em relação ao descarte de lixo hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal realizada com 97 alunos através de um questionário com os alunos de enfermagem do 1º, 5° e 7° período. Resultados: Na definição da sigla RSS, 86% dos acadêmicos compactuaram com essa afirmação, concordando com a definição que é feita pela ANVISA. Obtivemos também que 97,6% dos estudantes apresentam entendimento sobre o descarte adequado de perfuro cortantes estando, portanto, de acordo com Tomazini que em sua cartilha de orientação de descarte de resíduo referiu que os perfuro cortantes contaminados deverão ser coletados no local de geração em caixa para perfuro cortantes. Conclusão: Portanto é necessário criar medidas sustentáveis no campo de atuação de saúde, com o objetivo de evitar acidentes na coleta do lixo devido a uma má segregação, através de palestras, oficinas, capacitações, campanhas que possam abranger os geradores dos RSS, incluindo os graduandos de enfermagem em seu estágio de prática para que se tornem profissionais conscientes e preparados sabendo da responsabilidade de gerenciar o setor e também capacitar sua equipe.
Descrição: Orientador: Gisele Freire Peixoto de Oliveira; Coorientador: Clécia Cristiane da Silva Sales
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/47
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto 05-11-17 (1).pdf808.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.