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Título: Educação em saúde e espiritualidade na perspectiva de tutores de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
Autor(es): CAMPOS, Isabela Tenório Moura
BASTOS, Bárbara Lettícia da Silva
SANTOS, Isabela Souto Maior dos
ARAÚJO, Pedro Falcão Bradley
Palavras-chave: Espiritualidade
Educação em saúde
Educação de graduação em medicina.
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: Estudos envolvendo Saúde, Espiritualidade e Religiosidade tem ganhado cada vez mais espaço no meio científico e, especialmente, na área da saúde. A introdução desses aspectos na educação em saúde promove não só uma melhoria na qualidade de vida dos estudantes e profissionais de saúde, como também uma consulta com abordagem integral no processo saúde-doença dos pacientes por considerá-los como um ser bio-psico-sócio-espiritual. Devido a isso, algumas instituições de ensino têm incluído a temática da espiritualidade na matriz curricular. Objetivo: Avaliar o entendimento dos tutores de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da temática espiritualidade em saúde e sua aplicabilidade na formação médica e prática clínica. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, envolvendo os tutores de Medicina da FPS, os quais foram avaliados através da aplicação de um questionário semiestruturado e autoaplicável. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da FPS sob o parecer de número: 2.941.901 e seguiu as orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do CONEP. Resultados: Dos 86 tutores que participaram do estudo, 47,06% afirmaram estar frequentemente ou sempre motivados a abordar a espiritualidade dos pacientes nas consultas, no entanto, apenas 12,07% consideraram-se como muito ou muitíssimo preparados para tal abordagem. Além disso, 69,76% dos tutores afirmaram ser muito ou bastante importante a inclusão da temática saúde e espiritualidade na matriz curricular da graduação em Medicina. Entretanto, sobre a abordagem dessa temática durante as tutorias, 34,88% referiram tratar algumas vezes e 27,91% apontaram raramente. Conclusão: Visto que a maioria dos tutores declarou que o profissional de Medicina em formação deve ser muito preparado para abordar a espiritualidade do paciente, e considerou importante a inclusão da espiritualidade na matriz curricular do curso, porém sendo essa realidade ainda incipiente, o presente estudo coloca o tema em pauta para avaliação de uma maior abordagem deste conteúdo tanto para os tutores como para os estudantes de graduação da FPS.
Descrição: Orientador: Arturo de Pádua Walfrido Jordán
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/487
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