Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/495
Título: Determinação de valores de referência das velocidades de fluxo do canal arterial em fetos no terceiro trimestre de gestação numa clínica de medicina fetal na cidade do Recife
Título(s) alternativo(s): um estudo transversal
Autor(es): SILVA, Jadfer Carlos Honorato e
ROCHA, Mariana Farias da
SANTOS, Nicole D’Paula Alves dos
Palavras-chave: Canal arterial
Velocidade do fluxo sanguíneo
Valores de referência
Ecocardiografia Doppler em cores
Constrição Ductal
Ecocardiograma fetal
Terceiro trimestre de gravidez
Data do documento: Ago-2019
Resumo: OBJETIVOS: Descrever o padrão de normalidade das velocidades do fluxo sanguíneo do ducto arterial no terceiro trimestre de gestação numa população normal e relacionar essas velocidades aos anéis cardíacos. MÉTODOS: Corte transversal, utilizando o banco de dados de uma clínica de medicina fetal na cidade do Recife com dados de ecocardiogramas realizados entre 2016-2017. A amostra foi de conveniência, sendo 727 gestantes elegíveis. A análise estatística foi efetivada utilizando o programa IMB SPSS na versão 23, sendo utilizadas as variáveis velocidade sistólica e diastólica do canal arterial, e diâmetros dos anéis pulmonar, aórtico, mitral e tricúspide as quais foram analisadas com as técnicas de frequências absolutas e percentuais, médias, desvio padrão, coeficiente de variação e coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS: A amostra das 727 gestantes avaliadas demonstrou idade gestacional variando de 28 a 39 semanas. Foi identificado aumento proporcional das velocidades sistólica e diastólica progressivamente com a idade gestacional, tendo a velocidade sistólica variando 103,64 cm/s a 169,96cm/s e a diastólica 13,92cm/s a 23,77cm/s ao longo do terceiro trimestre de gestação. Verificou-se aumento proporcional entre as variáveis diâmetro do anel pulmonar/aórtico, velocidade sistólica e velocidade diastólica, bem como entre anel mitral/tricúspide e velocidade sistólica. CONCLUSÃO: As velocidades do canal arterial apresentam aumento no decorrer do terceiro trimestre de gestação, ultrapassando os limites considerados normais no período. Percebendo-se, também, que demonstram correlação com as assimetrias das câmaras cardíacas no terceiro trimestre de gestação. Esses achados sugerem que o aumento das velocidades do canal arterial no terceiro trimestre é decorrente de processos fisiológicos próprios desse período, revelando a necessidade de novos estudos para estabelecer melhor os critérios de constrição ductal no final da gestação.
Descrição: Orientadora: Karina Reis de Melo Lopes
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/495
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC-TCC FINAL8.pdf270.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.