Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/503
Título: Perfil sociodemográfico, acadêmico e de domínios de competência do tutor em uma aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): MAGGIONI, Leticia
PESSOA, Tiago Moreira Angelim
PIMENTEL, Aline de Avelar Barreto
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Tutor
Efetividade
Desempenho
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: As características de um tutor efetivo devem abranger três domínios de competência: congruência social (capacidade de favorecer a interação do grupo), congruência cognitiva (capacidade de se expressar de forma efetiva) e conhecimento do conteúdo sobre o tema a ser discutido. Objetivos: determinar o perfil de domínios de competência do tutor. Métodos: estudo corte transversal envolvendo 49 tutores do curso de medicina. Os tutores foram avaliados por, aproximadamente, 32 estudantes e em três grupos tutorias, num total de 422 avaliações. O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) no período de setembro de 2015 a junho de 2016. Resultados: o tempo da função de tutor apresentou mediana de 2,4 anos. A maior parte realizou capacitação em ABP (93.9%). Em mais de 80,0% dos casos os três domínios foram identificados (congruência cognitiva 95,0%; de conhecimento de conteúdo 89,5% e congruência social 82,5%). Foi observada associação entre a congruência cognitiva e o TED (p=0,02; RP=0,59; IC95% (0,41-0,84). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FPS conforme parecer número 1.242.981. Conclusões: os três domínios de competência foram identificados e a congruência cognitiva foi associada com maior tempo utilizado para o estudo dirigido.
Descrição: Orientadora: Ana Rodrigues Falbo
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/503
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBIC leticia maggioni.pdf650.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.