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Título: Experiências de inserção na vida acadêmica: uma leitura bioecológica
Autor(es): GOMES, Paulo César dos Santos
COELHO, Roberta Cristina Moraes
Palavras-chave: Estudante universitário
Expectativas
experiência
Ensino superior
Teoria bioecológica
Data do documento: 2018
Resumo: O ingresso no ensino superior é cercado por diversas variáveis que influenciam no processo de transição e adaptação do estudante. A teoria bioecológica aborda o desenvolvimento do indivíduo em diferentes ambientes. O estudo analisou as expectativas dos estudantes universitários do primeiro ano de graduação do curso de Psicologia, a partir de uma perspectiva bioecológica. Participaram 11 estudantes, distribuídos em dois grupos focais, de acordo com o período. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática. Os temas incluíam: facilitadores no processo de transição e adaptação, expectativas quanto a atuação profissional, processo de formação profissional e proximidade com os pares. Os resultados reiteram outros estudos sobre a temática que destacam a importância dos processos de transição para o ingresso na graduação, sendo a principal contribuição desta pesquisa o enfoque bioecológico desses processos, a partir do qual a transição ecológica para o ensino superior foi facilitada por díades primárias constituídas por familiares e amigos, assim como pela ocorrência de processos proximais entre os estudantes e destes com os professores durante o primeiro ano. Destaca-se também o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como facilitador do processo de ensino-aprendizagem e de uma maior integração dos estudantes com os pares e professores.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/664
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