Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/680
Título: Dificuldades com as mamas para o estabelecimento da amamentação em mães de crianças menores de três anos de uma área favelada no Nordeste do Brasil
Autor(es): SANTOS, Ana Paula dos
BARROS, Sinthyannes
Palavras-chave: Alimentação ao peito
Saúde das crianças
Saúde pública
Favelas
Data do documento: Mar-2017
Resumo: Objetivo: Descrever as dificuldades com as mamas para o estabelecimento da amamentação em mães de crianças menores de três anos de uma área favelada no Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo baseado em banco de dados de pesquisa transversal e censitária realizada numa Favela na cidade do Recife, Pernambuco, conhecida como Comunidade dos Coelhos. Para o estudo original foram coletados dados de todas as mães de crianças de zero a 36 meses de idade que eram assistidas pelas duas Unidades Básicas de Saúde desta comunidade entre julho a outubro de 2015. Para o estudo atual foram selecionadas as variáveis de interesse e elaborado um banco “ad hoc”. A variável desfecho correspondeu às dificuldades com as mamas para o estabelecimento da amamentação. As variáveis maternas corresponderam ao tempo que residia na favela, idade, raça, situação conjugal, anos de estudo, classe social, tipo de moradia, gravidez na adolescência, número de consultas no pré-natal; variáveis das crianças: idade, prematuridade, peso ao nascer e uso de chupeta; e variável que se referia a visita domiciliar pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde logo após o parto. No intuito de analisar fatores associados às dificuldades com as mamas para o estabelecimento da amamentação, foi utilizado o Teste Exato de Fisher, sendo considerado valor p < 5% para as decisões estatísticas. Resultados: Entre as 310 mães de crianças menores de três anos, não havia informação em três. Portanto, a prevalência de dificuldades com as mamas para o estabelecimento da amamentação foi de 34,9% (107/307). A principal dificuldade foi rachadura no bico do peito (81,3%), seguida de peito empedrado (40,2%) e mastite (18,7%). Entre as 11 variáveis estudadas como fatores associados às dificuldades com as mamas, apresentaram valores p < 5% a idade materna, o tipo de moradia, gravidez na adolescência e uso de chupeta. Conclusão: Mais de trinta por cento das mulheres apresentaram dificuldades para o estabelecimento da amamentação o que pode contribuir para diminuição do tempo de aleitamento materno, apesar de não ter sido objetivo do estudo. Mulheres mais jovens, residir em casa/apartamento e o uso de chupeta favoreceram a prevalência dessas dificuldades.
Descrição: Orientadora: Prof.ª Maria de Fátima Costa Caminha Co-orientadora: Prof.ª Suzana Lins da Silva
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/680
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaSinthyannesFinal.pdf356.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.