Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/700
Título: Avaliação das disfunções pélvicas em pacientes do ambulatório de fisioterapia da mulher de um hospital de referência no Recife
Autor(es): LOBO, Angela Veras de Lima
LIMA, Bruna Roberta Dias Vieira de
Palavras-chave: Perfil epidemiológico
Incontinência urinária
Fisioterapia
Assoalho pélvico
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivo: Analisar e caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico das pacientes avaliadas e atendidas no ambulatório de fisioterapia da mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, realizado através da análise de 401 prontuários, onde apenas 374 foram inclusos, de pacientes atendidas entre 2011 e 2015. Os dados foram coletados no período Outubro de 2015 a Abril de 2016, utilizando a ficha de avaliação desenvolvida pelo próprio ambulatório. Foram excluídas as pacientes que não utilizaram a ficha de avaliação padrão. Os dados foram duplamente digitados e posteriormente comparados para corrigir possíveis erros, formando um banco de dados único no programa Microsoft Office Excel 2007. Resultados:. Os dados do perfil sociodemográfico demonstraram que a grande maioria das pacientes (75%) apresentavam em média 53 anos, onde 53,10% eram casadas e 39,17% possuíam o ensino fundamental incompleto. A maior prevalência de comorbidades entre as pacientes foi de hipertensão arterial sistêmica (48,14%). De acordo com as disfunções pélvicas, maioria dos casos observados foi de incontinência urinaria de esforço (53,19%), seguida por casos de incontinência mista (43,62%), incontinência urinaria de urgência (39,20%), prolapso (26,23%) e incontinência fecal (1,60%). Por fim, 95,48% delas não possuíam disfunção sexual. Conclusão: O presente estudo oferece contribuições para o conhecimento do perfil sociodemográfico e clínico de mulheres que apresentam disfunções pélvicas atendidas em serviços públicos, auxiliando no desenvolvimento, aprimoramento e novas descobertas de condutas preventivas e reabilitadoras nestes serviços.
Descrição: Orientadora: Julianna de Azevedo Guendler Co orientadora: Héllen Tatyanny Rodrigues Souza Santos
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/700
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngelaeBruna_07_12 (1).pdf481.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.