Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/730
Title: Comparação da autoavaliação e avaliação do tutor em grupos tutoriais e análise da percepção dos estudantes sobre o tema em uma escola médica
Authors: AZEVEDO, Kelly Ribeiro Dantas de
CAMPOS, Bárbara Santana
DUTRA, Lorena Almeida Calógeras
RIOS, Julyanne Luize de Lima
Keywords: PBL
Autoavaliação
Avaliação do tutor
Issue Date: Aug-2013
Abstract: Objetivos: Apontar se há variação nos resultados da autoavaliação e avaliação dos tutores quanto ao desempenho e aprendizado do aluno, em alguns momentos do curso (1º, 2º, 3º e 4º ano) numa escola médica do Nordeste do Brasil. Métodos: estudo descritivo (quantitativo), tipo corte transversal e retrospectivo, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife, Pernambuco. Aplicou-se um questionário com escala Likert de 5 pontos alusivo à percepção dos alunos sobre a autoavaliação e avaliação do tutor. Também foi analisado o banco de dados com as notas desses alunos no ano de 2011. Resultados: a maioria deles atribuiu a si nota mais alta, quando comparada à recebida pelo tutor, sendo a média da diferença de 0,5 (p<0,001). Relacionado ao sexo, o masculino mostrou notas maiores. Analisando o questionário, houve uma contradição das respostas. A maioria dos alunos respondeu positivamente (média=3,39; DP=0,81) sobre a equivalência das notas da autoavaliação e avaliação do tutor e negativamente sobre a atribuição de notas sem merecimento (média=2,72; DP=1,23). Conclusão: a autoavaliação é superestimada pelos participantes da pesquisa e pode ser influenciada por fatores externos. Porém, exerce grande importância e, é sugerido que o método avaliativo seja modificado, para a obtenção de resultados mais fidedignos e educativos.
Description: Orientador: Gilliatt Hanois Falbo Neto Co-orientadora: Hegla Virginia Florencio de Melo Prado
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/730
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC graduação.pdf727.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.