Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/744
Título: Clonidina intraoperatoria para prevenção de agitação pós-operatória em anestesia pediátrica com sevoflurano
Autor(es): SOUSA JÚNIOR, Fernando Antonio de
SANTOS, Ítalo Gonçalves Monteiro dos
MENEZES, Leonardo de Andrade Paiva
RATIS, Pedro Almeida Paes de Lira
COUCEIRO, Tania Cursino de Menezes
LIMA, Luciana Cavalcanti
SOUZA, Alex Sandro Rolland de
Palavras-chave: Clonidina
Amigdalectomia
Agitação psicomotora
Período de recuperação da anestesia
Crianças
Pré-escolar
Anestesia
Data do documento: Jul-2014
Resumo: Objetivo: determinar a efetividade e segurança da clonidina na indução anestésica com sevoflurano para prevenção da agitação pós-operatória em crianças submetidas a amigdalectomia ou adenoamigdalectomias. Métodos: foi realizado um ensaio clínico randomizado uni cego realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. Foram incluídas crianças de dois a 12 anos submetidas a amigdalectomias/adenoamigdalectomias utilizando sevoflurano na indução anestésica. As crianças com alterações de consciência, déficit neurológico e uso de outros fármacos como medicações pré-anestésicas foram excluídas. Para análise dos dados foram utilizados os testes qui-quadrado de associação e exato de Fisher bicaudados, quando pertinente, a um nível de significância de 5%. Foi calculada a razão de risco (RR) como medida de risco relativo, determinando-se seu intervalo de confiança de 95%. Resultados: 62 crianças foram randomizadas em dois grupos: 29 crianças no grupo da clonidina intravenosa; e 33 crianças no grupo controle. Observou-se uma diminuição estatisticamente significativa da frequência de agitação pós-operatória no grupo clonidina. Entre os desfechos secundários não se observou diferença entre os grupos quanto à frequência de lesões pós-operatórias e desconexão de cateteres, o mesmo ocorrendo em relação aos efeitos adversos pesquisados. Hipotensão e bradicardia não foram evidenciadas. Conclusões: evidenciou-se uma diminuição na agitação pós-operatória em crianças submetidas à cirurgia eletiva de amigdala e/ou adenoamigdala sob anestesia inalatória com sevoflurano. Essa diminuição foi obtida com uma dose de 1μg/kg de clonidina durante a indução anestésica, sem aumento dos efeitos adversos.
Descrição: Orientadora: Alex Sandro Rolland de Souza Alunos colaboradores: Leonardo de Andrade Paiva Menezes Pedro Almeida Paes de Lira Ratis
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/744
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLONIDINA REVISTA MATERNO INFANTIL - ULTIMAS MODIFICAÇÕES.pdf197.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.