Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/797
Título: A opinião do estudante de medicina diante de uma visita médica estruturada com sessão pós-visita nas enfermarias de pediatria de um hospital escola do nordeste do Brasil
Autor(es): GUEDES, Fabíola Maria de Melo
ARRAIS FILHO, Antonio Hélder
FALBO, Gilliatt Hanois
PRADO, Hegla Virginia Florencio de Melo
Palavras-chave: Educação médica
Ensino à beira do leito
Visita médica
Data do documento: 2012
Resumo: Objetivo: Determinar a opinião dos estudantes sobre a visita médica acompanhada e não acompanhada de sessões pós-visita. Método: Foi realizado um estudo quantitativo, com estudantes de Medicina durante os rodízios do internato de Pediatria no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Os estudantes participaram da visita médica não acompanhada da sessão pós-visita durante duas semanas. Na quinzena seguinte, foram expostos ao modelo com sessões pós-visita. Ao final, foi aplicado um questionário contendo 22 questões tipo Likert, numa escala 5 pontos, para determinar a opinião dos estudantes sobre os aspectos educacionais e operacionais relacionados à visita médica acompanhada e não-acompanhada da sessão pós-visita. Resultados: Participaram 74 estudantes. A opinião dos estudantes sobre a visita médica acompanhada e não acompanhada das sessões pós-visita apresentou médias positivas, sendo maiores as médias para os grupos de questões relacionadas à visita médica acompanhada da sessão pós-visita. As perguntas que apresentaram as melhores médias foram: a sessão pós-visita é uma oportunidade para discutir sobre experiências vivenciadas (média = 4.3, DP = 0.8); a sessão pós-visita proporciona um momento para discussão de assuntos inapropriados à beira do leito (média = 4.4, DP = 0.6); a sessão pós-visita torna o estudante mais motivado (média = 4.0, DP = 0.9, p < 0.005). Conclusão: Os estudantes de Medicina acreditam que a visita médica acompanhada da sessão pós-visita contribuiu positivamente para o processo de aprendizagem durante o estágio nas enfermarias de Pediatria. Por ser esta uma atividade pouco investigada, novos estudos são necessários, considerando outras perspectivas e avaliando eficácia e efetividade relacionadas à sessão pós-visita.
Descrição: ORIENTADOR: Gilliatt Hanois Falbo; COORIENTADORA: Hegla Virginia Florencio de Melo Prado
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/797
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Fabiola Maria de M Guedes.pdf444.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.