Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPEREIRA, Marta Regina-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Maria H.-
dc.date.accessioned2020-05-08T13:16:26Z-
dc.date.available2020-05-08T13:16:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/810-
dc.descriptionRelatório final do Projeto de Iniciação Científica (PIC/FPS) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Orientadora: Maria Cecília Mendonça Melopt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Identificar como os estudantes concebem seu processo de aprendizagem: Se o compreende como um simples processo de transmissão de informação - modelo tradicional; ou se o compreende como um processo onde é imperativa a participação ativa do educando, como prevê o paradigma construtivista no qual está inserida a aprendizagem baseada em problemas (ABP). Identificar alguns fatores que interferem nesta construção de conhecimento. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal no período de Agosto de 2013 a Julho de 2014, envolvendo os estudantes do 1º e do 6º período do curso da graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Para a coleta das informações foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas construídas a partir dos pressupostos teóricos. Foram analisados três grupos de variáveis: sociodemográficas, Concepção de Educação Tradicional (CET) e Concepção de Educação Construtivista (CEC). Os dados foram coletados na própria FPS. As informações coletadas foram armazenadas e analisadas no programa Epiinfo 3.5.3. RESULTADOS: As variáveis sociodemográficas revelaram predomínio do gênero feminino entre os participantes. 100% dos estudantes do 1º período e 90,48% do 6º período compreendem que o processo de aprendizagem depende das interações entre estudantes, seus pares e tutores. Sobre a mediação do tutor 58,33% do 1º período e 57,14% do 6º período concordaram plenamente que a interferência/mediação do tutor é elemento fundamental para a construção de conhecimento no grupo tutorial. CONCLUSÕES: Os estudantes apontam ter compreensão sobre o processo de aprendizagem inserido no paradigma construtivista - Concepção de Educação Construtivista (CEC). Existe uma percepção amadurecida com relação ao seu papel de sujeito ativo, envolvido contextualmente no percurso de construção de saberes. Concebe a construção conhecimento como um processo desenvolvido com autonomia, no entanto, vinculado sempre à busca de solução de problemas práticos, tais como, os casos propostos na metodologia ABP.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJECTIVE: Identifying how students devise their learning process: as a simple process of information transmission - like traditional model; or understands it as a process where it is imperative to active learner participation, as required by the constructivist paradigm in which the problem-based learning (PBL) is inserted. METHODS: A cross-sectional study was conducted from August 2013 to July 2014, involving students of the 1st and 6th period of undergraduate Psychology of Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). To collect the information used was a questionnaire containing open and closed questions constructed from the theoretical assumptions. Three groups of variables were analyzed: Sociodemographic, Design of Traditional Education (DET) and Design of Constructivist Education (DEC). Data were collected in the FPS campi. The data were stored and analyzed in EpiInfo 3.5.3 program. RESULTS: The sociodemographic variables revealed predominance of females among participants. 100% of students in 1st period and 90.48% of 6th period understand that the learning process depends on the interactions between students, their peers and tutors. About mediation Tutor 58.33% of the 1st period and 57.14% in 6th semester fully agreed that the interference / tutor mediation is fundamental for the construction of knowledge in the tutorial group. CONCLUSION: Students understand their learning process inserted in the constructivist paradigm - Design of Constructivist Education (CEC). Understand the role of the student is active and involved in contextual approach to the construction of knowledge. Conceived as a knowledge construction process developed independently, however, always linked to the search for the solution of practical problems, such as the proposed PBL cases.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA construção de conhecimento compartilhadapt_BR
dc.title.alternativeobservação das ações de dois grupos tutoriais inseridos na proposta pedagógica da aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho_Marta Regina Pereira da Silva.pdf315.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.