Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/817
Título: Hidroxiuréia em gestantes com Doença Falciforme: série de casos e revisão da literatura
Título(s) alternativo(s): Hydroxyurea in pregnant women with sickle cell disease: case series and literature review
Autor(es): LYRA, Carlos Henrique Monteiro Maciel
POSTERNAK, Amir
GOMES, Rafael Clark
SILVA, Flávia Anchielle Carvalho da
PIMENTEL, Luisa Martins
HAZIN-COSTA, Manuela Freire
FERREIRA, Ana Laura Carneiro G.
SOUZA, Ariani Impieri
Palavras-chave: Doença falciforme
Homozigoze da hemoglobina S
Anemia falciforme
Hidroxiuréia
Gestação
Data do documento: Ago-2019
Resumo: RESUMO Objetivo: Descrever os desfechos de gestações de mulheres com DF (Doença Falciforme) que engravidaram em uso de hidroxiuréia (HU) e realizar uma revisão da literatura sobre os efeitos do seu uso durante a gestação. Método: série de casos de mulheres com DF que engravidaram usando HU. Os casos de uso da HU foram identificados durante as consultas de atenção às mulheres com DF, no ambulatório do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). As mulheres foram entrevistadas no período de janeiro a maio de 2019 para coleta de informações realcionadas ao uso da HU durante a gestação, assim como informações sobre o resultado da gestação e as condições dos recém-nascidos. Realizou-se ainda uma revisão da literatura de artigos que relataram o uso de HU durante a gestação, publicados entre 1990 e junho de 2019. Resultados: a série de casos incluiu 13 mulheres com DF, que utilizaram HU período pré-concepcional e durante a gestação. A duração e a dose de uso da HU durante a gestação foram variadas. Não houve relato de malformações em nenhum dos casos. Todos os nascidos vivos, encontravam-se saudáveis até a conclusão deste estudo. A revisão da literatura identificou 7 artigos sobre o uso de HU na gestação, sendo 3 relatos de caso, 3 série de casos e um ensaio clínico sobre uso de HU, quando uma mulher que participava do ensaio, engravidou inadvertidamente. Conclusão: Os casos descritos nesta série e a revisão da literatura sobre os efeitos do uso da HU na gestação, parecem indicar a possibilidade de utilizar a HU durante a gestação, sem prejuízos ao feto. Entretanto, para que isto seja possível, ainda são necessários evidências mais robustas. Palavras-Chave: Doença Falciforme, Homozigoze da Hemoglobina S, Anemia Falciforme, Hidroxiuréia, Gestação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/817
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosHenriqueMonteiroMacielLyra.pdf517.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.