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Título: O modelo One Minute Preceptor nas atividades de vivência da prática profissional sob a perspectiva dos estudantes de fisioterapia: um estudo transversal descritivo com componentes analíticos
Título(s) alternativo(s): The one minute preceptor model in professional practice experience activities from the perspective of physiotherapy students: a cross- sectional study with analytical components
Autor(es): COSTA, Marcelle Eduarda da Silva
BRAGA, Thais Maria
PIMENTEL, Claudluce Marques
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar
Palavras-chave: Estudantes
Fisioterapia
Educação em saúde
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a visão dos estudantes sobre os efeitos da utilização do modelo de preceptoria One Minute Preceptor nas atividades de vivência da prática profissional do curso de fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior, na cidade do Recife, que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problema como estratégia educacional. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que compõe parte de uma pesquisa realizada em 2019 no Instituto de Medicina Integrada Prof. Fernando Figueira. Ocorreu mediante a aplicação de questionários semiestruturados respondidos prévia e posteriormente à vivência da prática profissional segundo o modelo One Minute Preceptor através da escala tipo Likert de 6 pontos. As análises foram realizadas estatisticamente mediante o programa Microsoft Office Excel 2016 e Software para Análise Estatística para Ciências Sociais Rstudio®. Resultados: Segundo a análise, houve uma evolução favorável do desempenho, das habilidades e do raciocínio crítico-reflexivo por parte dos estudantes em suas vivências da prática profissional e a partir dessas mudanças, o One Minute Preceptor foi avaliado de forma positiva e adequada à metodologia na qual esses estavam inseridos. Conclusão: Esta pesquisa analisou a visão dos estudantes acerca da implementação do One Minute Preceptor e constatou, sob o olhar desse grupo, a eficácia e efetividade do novo modelo em preceptoria na vivência da prática profissional, bem como a sua capacidade de tornar o estudante o foco da preceptoria e responsável direto pela construção de seus conhecimentos, atentando ainda para novos estudos sobre o tema e para relevância da implementação de metodologias de ensino mais ativas nos ambientes de prática clínica. Palavras-chave: Estudantes, Fisioterapia, Educação em Saúde
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/950
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