Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/953
Title: Livreto lúdico educativo: possibilidade de ressignificação em sala de espera pediátrica
Authors: GÓIS, Otovanilda Umbelina de Carvalho
ARAÚJO, Maria Emília de Melo Rocha
CHAVES, Anna Barreto Campello Carvalheira
PEDROSA, Ana Paula Amaral
Keywords: Ambulatório
Criança
História
Hospitalização
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO OBJETIVO: consiste em elaborar um livreto lúdico educativo para crianças de 8 a 10 anos, de ambos os sexos, possibilitando a ressignificação do medo e promoção do bem-estar enquanto aguardam a consulta na sala de espera ambulatorial. MÉTODO: o material elaborado trata-se de uma proposta interventiva. O público alvo foi selecionado pelo fato de que nessa faixa etária a criança é capaz de expressar sentimentos e percepções, como também ler e escrever. Primeiramente, foi realizada a sistematização do referencial teórico através de buscas ativas com a utilização de descritores. O passo seguinte foi a produção textual, pensado numa linguagem clara para o público alvo, através do diálogo entre duas crianças com a mesma idade deste. Em seguida, realizou-se a diagramação do livreto por uma profissional de design. RESULTADOS: a elaboração do livreto lúdico educativo. CONCLUSÕES: A partir do estudo teórico, supõe-se que o uso do livreto lúdico educativo se apresenta como um instrumento relevante por considerar as variabilidades e singularidades da infância, possibilitando a identificação com as circunstâncias e personagens apresentadas. Além de facilitar a expressão de sentimentos, favorecendo a conexão entre o mundo interior da criança e o ambiente hospitalar. Palavras–chaves: ambulatório; criança; história; hospitalização.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/953
Appears in Collections:Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.