Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jamilly Nazário Souza de-
dc.contributor.authorFERNANDES, Alicia Pereira Banja-
dc.contributor.authorABREU E LIMA, Hugo Vinícius Carvalho de-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorMARTINS, Valéria Aguiar Carneiro-
dc.date.accessioned2021-02-23T12:42:55Z-
dc.date.available2021-02-23T12:42:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/983-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Direitos Humanos são inerentes à condição humana, considerando todos os aspectos da vida: o direito à vida, à educação, à liberdade, entre outros. É importante instituir a cultura dos Direitos Humanos nas instituições de ensino como forma de melhorar as dinâmicas interpessoais e o ambiente educacional e o desenvolvimento docente nesse aspecto torna-se fundamental. Objetivo: compreender os significados atribuídos pelo tutor às suas vivências envolvendo questões de direitos humanos no desenvolvimento do grupo tutorial. Métodos: estudo qualitativo envolvendo tutores da Faculdade Pernambucana de Saúde entre dezembro de 2019 e setembro de 2020. A coleta se deu por meio de grupos focais com seleção intencional. O roteiro para a discussão foi baseado no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Caderno de Educação em Direitos Humanos e artigos referentes ao tema. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 22696919.3.0000.5569. Resultados: participaram seis tutores sendo cinco do sexo feminino e um do masculino, três do curso de medicina, uma de Farmácia, uma de Nutrição e uma de Psicologia. As categorias analíticas estudadas foram: gênero e sexualidade, comunicação e liberdade de expressão, minorias sociais e estigmatização e autoestima do estudante. Durante o processo de reinterpretação das falas foram identificadas as seguintes subcategorias empíricas: capacitismo, gordofobia, saúde mental, psicofobia e conflitos interpessoais. Os tutores revelaram conflitos envolvendo direitos humanos, a exemplo das seguintes situações: opressão de gênero; homofobia por parte de tutores e estudantes; falta de representatividade racial na faculdade; gordofobia no ambiente acadêmico; queda de rendimento de estudantes por problemas de saúde mental. Expressaram insegurança em intervir e dar feedback em tais situações, bem como certo desconhecimento relacionado aos Direitos Humanos. Conclusão: os tutores relataram episódios envolvendo direitos humanos no ambiente do grupo tutorial e se mostraram inseguros para intervir nessas situações, sobretudo, quando geravam conflito entre os estudantes. Palavras-chave (DeCS): Direitos Humanos; Educação; Aprendizagem Baseada em problemas; Tutor.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.titleSignificado atribuído pelos tutores às vivências envolvendo direitos humanos no ambiente acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeThe meaning attributed by tutors to experiences involving human rights in an academical settingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.