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Título: Significado atribuído pelos tutores às vivências envolvendo direitos humanos no ambiente acadêmico
Título(s) alternativo(s): The meaning attributed by tutors to experiences involving human rights in an academical setting
Autor(es): OLIVEIRA, Jamilly Nazário Souza de
FERNANDES, Alicia Pereira Banja
ABREU E LIMA, Hugo Vinícius Carvalho de
FALBO, Ana Rodrigues
MARTINS, Valéria Aguiar Carneiro
Palavras-chave: Direitos Humanos
Educação
Aprendizagem Baseada em problemas
Tutor
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Introdução: Direitos Humanos são inerentes à condição humana, considerando todos os aspectos da vida: o direito à vida, à educação, à liberdade, entre outros. É importante instituir a cultura dos Direitos Humanos nas instituições de ensino como forma de melhorar as dinâmicas interpessoais e o ambiente educacional e o desenvolvimento docente nesse aspecto torna-se fundamental. Objetivo: compreender os significados atribuídos pelo tutor às suas vivências envolvendo questões de direitos humanos no desenvolvimento do grupo tutorial. Métodos: estudo qualitativo envolvendo tutores da Faculdade Pernambucana de Saúde entre dezembro de 2019 e setembro de 2020. A coleta se deu por meio de grupos focais com seleção intencional. O roteiro para a discussão foi baseado no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Caderno de Educação em Direitos Humanos e artigos referentes ao tema. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 22696919.3.0000.5569. Resultados: participaram seis tutores sendo cinco do sexo feminino e um do masculino, três do curso de medicina, uma de Farmácia, uma de Nutrição e uma de Psicologia. As categorias analíticas estudadas foram: gênero e sexualidade, comunicação e liberdade de expressão, minorias sociais e estigmatização e autoestima do estudante. Durante o processo de reinterpretação das falas foram identificadas as seguintes subcategorias empíricas: capacitismo, gordofobia, saúde mental, psicofobia e conflitos interpessoais. Os tutores revelaram conflitos envolvendo direitos humanos, a exemplo das seguintes situações: opressão de gênero; homofobia por parte de tutores e estudantes; falta de representatividade racial na faculdade; gordofobia no ambiente acadêmico; queda de rendimento de estudantes por problemas de saúde mental. Expressaram insegurança em intervir e dar feedback em tais situações, bem como certo desconhecimento relacionado aos Direitos Humanos. Conclusão: os tutores relataram episódios envolvendo direitos humanos no ambiente do grupo tutorial e se mostraram inseguros para intervir nessas situações, sobretudo, quando geravam conflito entre os estudantes. Palavras-chave (DeCS): Direitos Humanos; Educação; Aprendizagem Baseada em problemas; Tutor.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/983
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