Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1012
Title: Conhecimento, atitude e prática das puérperas em relação à atuação da fisioterapia nas disfunções sexuais
Other Titles: Knowledge, attitude and practice of people in relation to the performance of physiotherapy in sexual dysfunctions
Authors: SOUZA, Maria Isabel Araújo de
DIAS, Maryana David de Almeida
GUENDLER, Julianna de Azevedo Guendler
CUNHA, Carolina Maria Pires
Keywords: Sexualidade
Período Pós-parto
Funções Sexuais
Inquéritos Epidemiológicos
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: Determinar o nível de conhecimento, atitude e prática de puérperas atendidas no ambulatório do IMIP em relação à atuação da fisioterapia nas disfunções sexuais. Métodos: refere-se a um estudo quantitativo, do tipo observacional, de corte transversal. Foi realizado a aplicação de um questionário simples, padronizado, elaborado pela equipe de pesquisa, e que continha 15 questões abordando o conhecimento, atitude e a prática. Foi aplicado em mulheres que tiveram parto no IMIP com até um ano de pós-parto. Resultados: das 20 puérperas que participaram da pesquisa, deste total, 82% apresentavam conhecimento sobre as disfunções sexuais, 95% tinham conhecimento sobre as atitudes apresentando uma capacidade de reagir de certo modo a certas situações e apenas 45% conheciam a prática da fisioterapia nas disfunções. Conclusões: O conhecimento e atitude das puérperas em relação à atuação da fisioterapia nas disfunções sexuais foram adequados. No entanto, em relação à prática, a maior parte demonstrou ser inadequada, evidenciando assim a necessidade de ações extensivas de divulgação do papel da fisioterapia e de estudo para melhor conhecimento do perfil e necessidades das puérperas. Palavras chaves: Sexualidade; Período Pós-parto; Funções Sexuais; Inquéritos Epidemiológicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado como parte dos requisitos para a conclusão da graduação do curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde com a colaboração das autoras Maria Isabel Araújo de Souza e Maryana David de Almeida Dias.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1012
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.