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dc.contributor.authorSOARES, Solange Maria da Silva Limeira-
dc.contributor.authorLIMA, Marcela Raquel Oliveira-
dc.contributor.authorVIEIRA, Juliany Silveira Braglia César-
dc.contributor.authorAGUIAR, Myllena Ranyella Rêgo Barros-
dc.date.accessioned2021-06-25T15:09:15Z-
dc.date.available2021-06-25T15:09:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1013-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado a banca examinadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, sob a orientação de Marcela Raquel Oliveira Lima e coorientação de Juliany Silveira Braglia César Vieira, como requisito parcial para o título de Bacharel em Fisioterapia.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura acerca dos benefícios da implantação do Teste de Progresso (TP) na graduação para o desenvolvimento do aprendizado, tanto para o aluno quanto para o docente e a instituição. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura durante os meses de Julho de 2020 a Junho de 2021, com consultas na base de dados Bireme e Scielo utilizando os Descritores em Saúde (DECS) “Teste de Progresso/ Progress test in medical school”; Resposta ao Item/ Item Response theory; a pergunta condutora foi: “O Teste de Progresso é um instrumento útil para analisar a aquisição e retenção de conhecimento dos alunos durante a sua graduação?”. Resultados: Pela estratégia de busca foram encontrados 38 artigos na base de dados Scielo dos quais 5 atenderam aos critérios e foram incluídos na revisão. Já na Bireme, foram encontrados 53 artigos, destes 5 foram inclusos. Assim, para esse estudo, 10 artigos foram incluídos e, destes, 4 eram duplicata, restando assim, 6 artigos inclusos para a pesquisa. De maneira geral, os estudos abordaram o efeito positivo do Teste de Progresso para os alunos na aprendizagem cumulativa de longo prazo, para instituição e docentes. Conclusão: O Teste de Progresso é uma ferramenta avaliativa de uso crescente em educação na área de saúde do Brasil e no mundo. As pesquisas incluídas ajudaram a compreender o conceito do Teste de Progresso e de desenvolvimento cognitivo, principalmente relacionado à construção do conhecimento na área médica. Contudo, foi confirmado a partir dos estudos que o TP é um instrumento útil para analisar a aquisição e retenção de conhecimento dos alunos durante a sua graduação auxiliando no seu processo de construção do conhecimento. Palavras-chave: Teste de Progresso, Resposta ao Item, Avaliação Educacional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeste de Progressopt_BR
dc.subjectResposta ao Itempt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titleO uso do teste de progresso como ferramenta de aprendizagem: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeThe use of progress test as a learning tool: an integrative reviewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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