Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1032
Title: Perfil clínico de funcionários em acompanhamento no setor de fisioterapia de um centro de reabilitação em um Hospital de Referência na Região Metropolitana do Recife
Authors: MIRANDA, Ana Heloisa Lima de
LAGES, Janycllea Gonsalves Silva
LIMA, Marcela Raquel de Oliveira
Keywords: Fisioterapia
LER/DORT
Pessoal da saúde.
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: avaliar e definir o perfil clínico dos funcionários em reabilitação em um hospital de Recife que são acompanhados pelo serviço de fisioterapia. Métodos: trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo e transversal, realizado através da aplicação de um questionário com os funcionários que estavam em atendimento no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), em Recife - PE. Resultados: foram incluídos 25 funcionários, com idade média de 46 anos, predominando o sexo feminino. Quanto ao tempo de profissão, a média foi de 16 anos, sendo que 32% dos participantes possuíam entre 1 e 5 anos de vínculo com a instituição, com carga horária semanal média de 42 horas. Todos relataram estar satisfeitos com o seu trabalho e a maioria já realizou tratamento fisioterapêutico e medicamentoso. Conclusão: é fundamental ressaltar a importância do fisioterapeuta no processo de reabilitação das doenças ocupacionais, tendo em vista que os trabalhadores da área da saúde são considerados um grupo de pessoas com grande predisposição para o desenvolvimento de LER/DORT. Palavras chaves: fisioterapia, LER/DORT, pessoal da saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia. Apresentado pelas alunas Ana Heloisa Lima de Miranda e Janycllea Gonsalves Silva Lages, sob orientação de Marcela Raquel de Oliveira Lima.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1032
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.