Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1040
Title: Avaliação do consumo alimentar e estado nutricional em atletas adolescente de futebol de campo de um clube esportivo da cidade do Recife/PE
Authors: SILVA, Diego Rafael Farias da
MIRANDA, Giovanna Cavalcanti de
MAGALHÃES, Paula Catarina Germano
Keywords: Futebol
Consumo alimentar
Adolescente
Estado nutricional.
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO O futebol é uma atividade de intensidade e duração variáveis, sendo também um exercício intermitente entre aeróbio e anaeróbio e com um alto grau de esforço exigido pelos atletas. Nesse sentido, a alimentação é um fator fundamental para os jogadores dessa modalidade esportiva, principalmente em relação ao desempenho e recuperação desses atletas. O objetivo do presente estudo é avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional de atletas adolescentes profissionais de futebol. A amostra foi composta por 22 futebolistas (com idade entre 12 e 13 anos), profissionais do Estado de Pernambuco. Todas as avaliações foram realizadas no período pré-competitivo. A composição corporal foi determinada através da medida das dobras cutâneas com o protocolo de sete dobras e o consumo alimentar foi obtido por inquérito alimentar. Os jogadores em sua maioria encontram-se com o índice de massa muscular por idade (IMC/I) adequado, sendo apenas um classificado com sobrepeso. A média do percentual de gordura estava adequado e em relação à ingestão calórica, apresentou-se abaixo de suas necessidades energéticas, estando com uma dieta abaixo do recomendado em carboidrato, adequado em proteína e baixo em lipídio. Assim, pode-se concluir que existe uma grande diferença na ingestão alimentar desses atletas comparando-se com suas necessidades nutricionais, porém a maioria desses atletas apresentou um estado nutricional de eutrofia. Os resultados do presente estudo sugerem que sejam realizadas intervenções nutricionais em futebolistas, visando melhorar o desempenho dos mesmos. Palavras-chave: futebol, consumo alimentar, adolescente, estado nutricional.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1040
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.