Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1052
Title: Perfil demográfico e clínico de pacientes atendidos em um serviço de cuidados paliativos no estado de Pernambuco, Brasil
Other Titles: Demographic and clinical profile of patients at a palliative care unit in Pernambuco state, Brazil
Authors: COSTA, Ana Carolina Toscano Coelho Bezerra
TORREÃO, Ana Rita Gonzalez
BORBA, Natália Virgínia da Costa
BEZERRA, Thaís dos Anjos
REBELLO, Mirella
VIDAL, Suely Arruda
Keywords: Cuidados Paliativos
Hospitalização
Perfil de Saúde
Humanização da Assistência.
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivos: Definir o perfil demográfico e clínico dos pacientes atendidos na Unidade de Cuidados Paliativos (CP) do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) de janeiro de 2011, início de seu funcionamento, até dezembro de 2019. Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo, utilizando informações de uma base de dados secundária da Casa de Cuidados Paliativos Professor Saulo Suassuna, de onde foram coletados dados de 4.278 internamentos, após a exclusão de dados duplicados ou inconsistentes. Os dados foram analisados utilizando o Microsoft Excel, a partir do qual foram gerados os resultados e foram realizadas as estatísticas descritivas. Resultados: Pacientes entre 60 e 79 anos de idade constituíram 46,8% do estudo, com o predomínio do sexo feminino. As causas oncológicas constituíram 76,7% dos internamentos e 51% dos pacientes foram admitidos a partir do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do IMIP. O tempo médio de internamento foi de 10,5 dias e a mediana do tempo entre a admissão hospitalar e o internamento em CP foi de 1 dia. Conclusão: A unidade de Cuidados Paliativos do IMIP apresenta resultados parecidos com os de outros centros, inclusive com os de outros países nos quais os Cuidados Paliativos são desenvolvidos há mais tempo. Porém, foi identificada uma escassez de trabalhos similares na literatura nacional. Dessa forma, espera-se que este trabalho contribua como modelo de dados preliminares para a implantação de novas unidades de Cuidados Paliativos (CP). Palavras-Chave: Cuidados Paliativos; Hospitalização; Perfil de Saúde; Humanização da Assistência.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1052
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.