Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1054
Título: A transfobia através da análise do filme “Uma mulher fantástica”
Autor(es): RABÊLO, Maria Eduarda Fajardo Correia
CONSERVA, Suellen Karine do Nascimento
MIRANDA, Emília Bezerra de
Palavras-chave: Psicologia
Transfobia
Transgêneros
Transexuais.
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Transfobia é uma forma de discriminação contra pessoas trans que pode ser manifestadas de diferentes formas como atos de violência física, verbal e psicólogica, entre outras. Os casos de violência física podem chegar à morte, como no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA, cento e vinte quatro (124) pessoas trans foram mortas em 2019. Esta pesquisa tem o intuito de analisar, por meio do filme chileno “Uma mulher fantástica” de Sebastián Lelio de 2017, como a transfobia afeta a saúde mental de pessoas trans e como, em meio às adversidades e à solidão, é possível encontrar resistências para além de suas posições de vulnerabilidade. Foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a transfobia e a relação com a saúde mental de pessoas trans, assim como uma análise fílmica. Entende-se que esta pesquisa pode acrescentar conhecimento às áreas da psicologia social e saúde, problematizando o tema da transfobia e as experiências de transfobia vivenciadas pelas pessoas em seu cotidiano. Palavras-chave: Psicologia. Transfobia. Transgêneros. Transexuais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1054
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRANSFOBIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE _A MULHER FANTÁSTICA_ (Correção) (3).pdf172.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.