Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Vinícius Lavra do-
dc.contributor.authorALMEIDA, Isabel Tenório de Brito-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Maria Eduarda Sarti Montenegro-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-10T18:35:22Z-
dc.date.available2021-08-10T18:35:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1057-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Profissionalismo é definido como um conjunto de valores e compromissos compartilhados que os profissionais devem exercer em benefício do indivíduo e da comunidade. Na área de saúde, deve servir para garantir que os praticantes sejam dignos da confiança concedida a eles pelos pacientes. O profissionalismo trabalhado com os alunos ainda na graduação de medicina é de fundamental importância para formação de médicos profissionais, sendo evidente a necessidade de incorporá-lo na educação. Objetivos: Avaliar o conhecimento, atitude e comportamento em profissionalismo na graduação pelos estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Métodos: Foi realizado um estudo de corte transversal na FPS com os estudantes do curso de medicina. Os alunos foram convidados a participar do estudo via Whatsapp, recebendo link para acesso do Processo de Consentimento Livre e Esclarecido (PCLE) e questionário da pesquisa. Aplicou-se um questionário com assertivas agrupadas em 3 domínios: conhecimento, atitude e comportamento e respostas tipo Likert. Foram calculados o ranking médio e alfa de Cronbach. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. Resultados: Participaram 116 estudantes, com média de idade de 23 (DP= 3,94) anos. Os alunos concordaram que é importante durante a graduação a elaboração de projetos voltados para reflexão crítica e formação humanística do médico (RM=4,9), bem como aperfeiçoar a comunicação com o paciente (RM=4,7). Compactuaram, também, em utilizar jaleco e sapatos fechados nos cenários de prática (RM=4,6) e compartilhar fotos e casos de pacientes apenas entre médicos e estudantes (RM=4,4). Os participantes não concordaram nem discordaram que a graduação deixa a desejar na formação profissional e ética (RM=3,0) e que seria aceitável utilizar trajes relacionados a times de futebol, políticos e entidades religiosas no cenário da graduação (RM=3,0). Em contrapartida, os alunos discordaram que testes cognitivos são suficientes para avaliar sua capacidade profissional (RM=1,8), e que é admissível tirar fotografias com pacientes em ambiente de saúde, desde que autorizados pelo mesmo (RM=2,4). Conclusão: Os resultados do presente estudo indicam que o nível de conhecimento, atitude e comportamento dos estudantes de Medicina sobre profissionalismo está satisfatório, porém mais atenção deve ser dada à formação neste campo. Palavras-Chaves: Profissionalismo; Estudantes de Medicina; Educação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.titleOpinião dos estudantes de medicina sobre profissionalismo em uma faculdade do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeOpinion of medicine students about professionalism in a college of Northeast Brazilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.