Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1059
Title: Análise do acesso à informação acadêmica entre estudantes de medicina inseridos numa metodologia ativa de aprendizagem
Other Titles: Analysis of access to academic information among medical students under an active learning methodology
Authors: ANDRADE, Mateus de Melo
LORENA, Suélem Barros de
ARCOVERDE, Ângela Melo de Holanda
VILELA, Lycia Siqueira
MOTA, Luciana Rodrigues Alves da
LORENA SOBRINHO, José Eudes de.
Keywords: Acesso à informação
Comportamento de busca de informação
Estudantes de medicina
Aprendizagem baseada em problemas
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO O acesso à informação acadêmica vem se tornando um dos pilares para o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem, sendo estratégico analisar o comportamento e manejo frente aos recursos informacionais disponíveis, pertinentes na formação e na excelência de futuros profissionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento relatado por estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior com metodologia ativa de aprendizagem referente ao acesso a informações acadêmicas, bem como opiniões sobre a construção de conhecimento acadêmico durante a graduação. Realizou-se um estudo observacional transversal e analítico com 274 estudantes do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). Foi elaborado e validado um questionário específico para a coleta dos dados, analisados descritivamente por meio de frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e das medidas. Para avaliar associação entre duas variáveis categóricas foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson e o Teste Exato de Fisher. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética e respeitou as exigências éticas. Entre os pesquisados, 52,8% utilizavam meios eletrônicos de estudo isoladamente, enquanto 37,7% deles assinalaram que manuseavam conjuntamente meios eletrônicos e impressos, e 9,4% citaram apenas meios impressos. Em relação às formas de estudo com que o aluno mais se identifica, as assertivas assinaladas por um grupo majoritário dos discentes foram “livros online (PDF, Word, Epub, etc.)” e “livros em papel” (81,9% e 68,3%, respectivamente). Sobre o questionamento acerca da utilização de bases de dados eletrônicas na rotina acadêmica de estudos, a maioria (67,9%) dos alunos respondeu positivamente ao enunciado. Entre as bases de dados mais citadas, encontram-se SciELO (86,7%) e PubMed (70,6%). Ao se avaliar o acesso à informação científica entre estudantes de Medicina, foi visto que, embora a maioria dos alunos utilize bases de dados eletrônicas em sua rotina acadêmica, mais da metade não havia recebido treinamento relacionado às técnicas de pesquisa bibliográfica: a maioria havia aprendido com a prática. Os estudantes pesquisados, em quase sua totalidade, concordam sobre a importância da prática baseada em evidências na rotina acadêmica, sendo relatado por mais da metade dos alunos que, ao deixarem de buscar informações online, se sentem menos atualizados.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1059
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.