Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorALECRIM, Livany de Mattos-
dc.contributor.authorLEITE, Danielly Carolina Silva Oliveira-
dc.contributor.authorALVES, Wellington José Gomes-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-10T11:43:09Z-
dc.date.available2021-09-10T11:43:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1073-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Digital Health refere-se ao uso de tecnologias de informação na saúde, tendo um escopo amplo que inclui o uso de aplicativos em dispositivos portáteis, telessaúde e telemedicina. Dentre as razões pelas quais a Digital Health vem ganhando impulso têm-se: melhorar o acesso aos cuidados de saúde e a qualidade de vida. Objetivo: avaliar o conhecimento e a opinião de estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sobre Digital Health. Métodos: foi realizado um estudo tipo survey. A população do estudo foi composta pelos estudantes de medicina, convidados a participar via WhatsApp, recebendo um link para acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e ao questionário (dados sociodemográficos, de conhecimento e opinião). O questionário foi composto por assertivas e respostas tipo Likert, agrupadas em 2 domínios: conhecimento e opinião e que foi aplicado através da ferramenta on-line LimeSurvey. Para esses domínios foi usado Ranking Médio. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da FPS. Resultados: Participaram 151 estudantes, com idade média de 22 (DP=3,6)anos. Os alunos concordaram que o termo surgiu para denominar toda a transformação tecnológica que ocorreu na área da saúde (RM= 3,8) e que vai além da multiplicação de novas ferramentas (RM= 4,3). Contudo, discordaram que se refere apenas às evoluções de aplicativos e plataformas digitais sobre saúde (RM= 2,3). Após ter acesso à definição de digital health, opinaram de forma concordante quanto: que causou mudança na relação médico-paciente (RM= 4,7); que trouxe novas ferramentas que integram o paciente e o médico na tomada conjunta de decisões (RM= 4,6); que alguns profissionais se sentem inseguros com esta nova era (RM = 4), que os alunos deveriam ser treinados para lidar com a digital health (RM = 4,7) e que se sentem inseridos na era digital (RM = 3,4). O instrumento de coleta de dados revelou uma confiabilidade elevada (alfa = 0,8). Conclusões: a maioria dos participantes desconheciam o significado de digital health, mas depois de informados perceberam sua importância. Então, salienta-se à necessidade de treinamento na graduação sobre o uso mais adequado dos recursos de digital health. Palavras-Chaves: educação médica; graduação; relação médico-paciente; saúde digitalpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectRelação médico-pacientept_BR
dc.subjectSaúde digitalpt_BR
dc.titleConhecimento e opinião de estudantes de medicina de uma faculdade do Nordeste do Brasil sobre digital healthpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and opinion of medicine students of a college of Northeast Brazil about digital healthpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.