Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1076
Title: Perfil clínico e epidemiológico das mulheres atendidas no setor de reprodução humana do IMIP: estudo de corte transversal
Authors: PIOLA, Bruna Ferraz Gutierrez
SILVA, Iamile Queiroz de Farias
ARRUDA FILHO, Luiz Abel de Albuquerque
COSTA, Aurélio Antônio Ribeiro
SANTOS, Alan Chaves dos
Keywords: Infertilidade
Infertilidade masculina
Infertilidade feminina
Perfil epidemiológico
Técnicas de reprodução assistida.
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO CENÁRIO: A infertilidade conjugal é um problema atual e prevalente, acometendo aproximadamente 10% dos casais (1). Estima-se que 40,5% das causas de infertilidade estão associadas a fatores femininos; 40,3% a fatores masculinos; 7,2% são de causa desconhecida e que 28% dos casais inférteis apresentam associação de fatores para infertilidade; dentre tais fatores destacam-se a idade, obesidade e hábitos de vida, tais como consumo de álcool, cigarro, cafeína, dentre outros (2). Diante disso, percebe-se um crescimento na busca por técnicas de reprodução assistida de alta complexidade. MÉTODOS: Delineou-se um estudo observacional, de corte transversal, em que a população alvo foram as mulheres que procuraram o Setor de Reprodução Humana do IMIP entre 2001 e 2015, sendo a pesquisa realizada no período de agosto de 2017 a julho de 2018. Foram analisados os prontuários de 300 pacientes, sendo coletados dados epidemiológicos, clínicos, comportamentais, ginecológicos e do tratamento para a infertilidade. Tais dados foram processados na planilha do Excel e posteriormente descritos, analisados e apresentados em forma de texto e tabelas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP, guardando-se o sigilo quanto às informações colhidas. RESULTADOS: A média da idade das pacientes foi de 32,48 anos e 39% (116) apresentavam peso adequado pela classificação do IMC. A procedência predominante foi da Região Metropolitana do Recife com 76% (229) e possuíam, de forma mais frequente, ensino médio completo 51% (154). O tempo médio na tentativa de gravidez foi de 6,25 anos. 40,3% (121) das pacientes já haviam gestado e 23% (69) parido anteriormente. 24,3% (73) referiram passado de abortamento ou gravidez ectópica prévia. Como causa de infertilidade, predominaram os fatores masculinos em 47% (142) do total de prontuários, destacando-se com 17% a varicocele. Em seguida, os fatores femininos representaram 30% (89), correspondendo principalmente à endometriose (18%), obstrução tubária (18%) e laqueadura tubária (12%). Os fatores de infertilidade masculinos e femininos coexistiam em 23% (69) dos casais avaliados. 19% (58) realizaram o estímulo ovariano e a média de custo apresentada foi de R$4.491,21 por cada ciclo de estimulação. O percentual de gravidez encontrado para as mulheres que iniciaram e conseguiram concluir o tratamento foi de 9% (5). Palavras chaves: - Infertilidade- infertilidade masculina- infertilidade feminina- perfil epidemiológico- técnicas de reprodução assistida.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1076
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.