Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1077
Title: Avaliação da taxa de filtração glomerular e decisão terapêutica de idosos internados na cardiologia em hospital público de referência
Authors: CAVALCANTE, João Vítor Romeiro de Paula
DINIZ, Thalles Victor Soares
CURSINO, Daniel Tenório
GARCIA, Jéssica Myrian de Amorim
Keywords: Idoso
Síndrome Coronariana Aguda
Taxa de Filtração Glomerular
Disfunção Renal
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO OBJETIVOS: Avaliar a taxa de filtração glomerular dos pacientes idosos internados por quadro de síndrome coronariana aguda no serviço de Cardiologia do Hospital Agamenon Magalhães e analisar a associação entre a disfunção renal com o quadro clínico, a conduta e o prognóstico do paciente. MÉTODOS: Estudo observacional transversal retrospectivo. Realizada análise de prontuários de pacientes idosos (>=60anos) internados por síndrome coronariana aguda no Hospital Agamenon Magalhães, no período de abril de 2018 a abril de 2019. Houve análise específica dos idosos coronariopatas que apresentaram alteração na taxa de filtração glomerular. Os dados foram coletados a partir de informações contidas no prontuário eletrônico dos pacientes, onde foram obtidas as informações, analisadas e digitalizadas em banco de dados construído no software Microsoft Excel. RESULTADOS: Dentre os 220 pacientes avaliados, 51,4% eram homem, idade média 72,2 e mediana de 71. A distribuição amostral de doenças: DRC 84,2%, IAM SSST 48%, IC 22,3%, IAM CSST 10,9% e angina 7,3%. As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão (88,0%), diabetes (53,2%), doença arterial coronariana previa (49,5%) e dislipidemia (34,7%). Cineangiocoronariografia (CATE) foi realizada em 72,3%. As opções de tratamento mostraram: angioplastia (25,5%), cirurgia de revascularização miocárdica (11,6%) e tratamento medicamentoso como única opção terapêutica em 63% dos pacientes. Quando comparamos os estágios da DRC e a realização do CATE, percebeu-se que aquele com menor taxa de filtração glomerular (TFG) foram menos submetidos a estratégias invasivas (p=0,035). CONCLUSÃO: Os resultados demonstram uma predominância do tratamento clínico isolado em pacientes com TFG em estágios mais avançados. Na nossa amostra, quanto maior o comprometimento da função renal em pacientes idosos, menor o número de procedimentos invasivos diagnósticos e terapêuticos realizados. Palavras-Chave: Idoso, Síndrome Coronariana Aguda, Taxa de Filtração Glomerular, Disfunção Renal.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1077
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.