Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1090
Title: Perfil de mulheres com câncer de endométrio acompanhadas em um hospital de referência de Pernambuco: estudo coorte
Other Titles: Profile of women with endometrial cancer followed in a reference hospital of Pernambuco: cohort study
Authors: LUCENA, Luiz Henrique Soares de
SILVA, Brunno Gustavo da
CARVALHO NETO, Fernando Antonio Carneiro Borba
SANTOS, João Victor Silva Clementino dos
AZEVEDO, Carla Rameri Alexandre Silva de
Keywords: Oncologia
Neoplasias do endométrio
Perfil de saúde
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivos: Analisar o perfil clínico e epidemiológico de mulheres com câncer de endométrio (CE) em um hospital de referência de Pernambuco. Métodos: Análise retrospectiva de pacientes com CE, a partir de coleta no Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP). Descreveu-se frequências absolutas e percentuais para variáveis qualitativas e medidas de tendência central e dispersão, para numéricas. Utilizamos os métodos do Log Rank e Kaplan-Meier para avaliar o tempo para o diagnóstico e a sobrevida. Resultados: 134 pacientes foram incluídas no estudo, com média de idade ao diagnóstico de 62 anos; analfabetas ou mulheres com o primeiro grau incompleto somaram 46,26% e o Índice de Massa Corporal (IMC) médio foi 32,86. No momento do diagnóstico, cerca de 80% das pacientes apresentavam algum sintoma, tendo o sangramento vaginal como o mais frequente, correspondendo a 91,74% das pacientes sintomáticas. Aproximadamente 60% foram diagnosticados nos Estágios Clínicos (EC) I ou II, enquanto 22,38% tinham EC III e 11,94%, EC IV. Conclusão: Amostra é composta por idosas jovens com baixa escolaridade, IMC médio compatível com obesidade e doença restrita ao útero. Não foram realizados testes moleculares. As condutas baseadas na classificação de risco de recorrência têm sido realizadas conforme preconizado pela literatura. Palavras-chave: oncologia, neoplasias do endométrio, perfil de saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1090
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.