Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1093
Title: Pergunta surpresa e SPICT (Supportive and Palliative Care Indicators Tool): existe concordância entre os médicos?
Authors: RODRIGUEZ, Lucas Braz
RODRIGUEZ, Lorena Braz
LEÃO, Maria Sofia Monteiro Carneiro
MELLO, Maria Julia Gonçalves de
CAVALCANTI, Zilda do Rego
MADUREIRA, Alessandra Vanessa Xavier de Macêdo
Keywords: Cuidados Paliativos
Pacientes Internados
Qualidade de Vida
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: Identificar entre pacientes hospitalizados a indicação de cuidados paliativos (CP) baseado em escore do SPICT-BR e Pergunta Surpresa (PS), comparando com a indicação em prontuário. Métodos: Estudo exploratório, tipo corte transversal, realizado no período de agosto de 2020 a julho de 2021 em pacientes das enfermarias de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Oncologia e Cardiologia do IMIP. Foram utilizados os instrumentos: SPICT e Pergunta Surpresa e coletados dados sociodemográficos, doença de base e a indicação de CP em prontuário. Foram utilizados o Microsoft Excel e Stata 14.1., realizada distribuição de frequência das variáveis e índice de concordância de Kappa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP e participantes assinaram TCLE. Resultados: Foram avaliados 119 pacientes: 45 na Clínica Médica, 28 na Cardiologia, 23 na Cirurgia e 23 na Oncologia com idade entre 18 e 98 anos. Desses, 75% tinham câncer. Segundo o SPICT, 55,5% dos pacientes se enquadravam nos critérios CP; 14,3% tinham indicação no prontuário e 17,7% tinham expectativa de vida menor que 12 meses. Conclusão: O presente estudo constatou a deficiência dos médicos na identificação de pacientes que se beneficiariam de CPs e na utilização de instrumentos de rastreio. No entanto, houve uma concordância forte entre a PS e a indicação em prontuário. Palavras-chave: Cuidados Paliativos, Pacientes Internados, Qualidade de Vida.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1093
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.