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Title: Descrição do conhecimento de professores municipais sobre automedicação na pandemia pela COVID-19
Other Titles: Description of the knowledge of municipal teachers on self-medication in the pandemic by COVID-19
Descripción del conocimiento de los docentes municipales sobre la automedicación en la pandemia por COVID-19
Authors: ALVES, Deisielly Keila Barboza
BARBOSA, Elba Daniela Silva
BARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho
SANTOS, Mônica Maria Henrique dos
SILVA, Aline Dayse da
Keywords: Automedicação
COVID-19
Professores escolares
Mídias sociais
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: Descrever o conhecimento dos professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho- PE sobre a automedicação durante a pandemia de COVID-19 e seus riscos à saúde. Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com professores, da Rede Municipal de Ensino na zona urbana do município do Cabo de Santo Agostinho- PE, por um questionário on-line. Os dados foram analisados aplicando-se porcentagem simples pelo programa Microsoft Excel e apresentado em tabelas e gráficos. Resultados: Dos 110 professores, vinculados a 53 das 104 escolas, 95,41%, afirmaram compreender o termo automedicação e 88,07% estavam fazendo ou já tinham usado algum medicamento por conta própria. Os principais motivos destacados foram: sintomas simples e melhora imediata. Mais de 60% referiram que, neste período de pandemia, as informações transmitidas pela mídia, contribuíram para o uso de medicamentos. A maioria relatou possuir comorbidades e 30,91% afirmaram ter tomado algum medicamento para a COVID-19. Conclusão: Os resultados encontrados demonstraram o impacto da automedicação, disseminada entre a população, nesse caso representada pelos professores. Estudos dessa natureza são relevantes, especialmente em crises sanitárias como a pandemia de COVID-19, em que se constatou a dificuldade de desenvolvimento de fármacos seguros e eficazes para prevenção e tratamento desta virose. Portanto, o envolvimento do farmacêutico é de suma importância para prevenir a automedicação. Palavras-chaves: Automedicação, COVID-19, Professores escolares, Mídias sociais.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1110
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