Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1119
Título: Educação interprofissional em saúde: avaliação da disponibilidade para aprendizagem de estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Interprofessional health education: evaluation of the willingness to learn of nursing students from a higher education institution
Autor(es): NASCIMENTO, Carolina de Azevedo
GONÇALVES, Thayná Martins dos Santos
MONGIOVI, Vita Guimarães
SILVA, Reneide Muniz da
SILVA, Suzana Lins da
Palavras-chave: Educação interprofissional
Educação em enfermagem
Educação superior
Relações interprofissionais.
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a disponibilidade dos estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior na cidade de Recife para o aprendizado interprofissional e as práticas colaborativas. Procedimentos metodológicos: Pesquisa observacional, transversal e descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com 29 estudantes de Enfermagem mediante aplicação de questionário sócioacadêmico online e escala Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS), que mede a disponibilidade dos estudantes para aprendizado compartilhado, entre abril e junho de 2021. Os dados foram analisados no Software stata 12.1, por frequência estatística simples. A pesquisa obedeceu à Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), CAAE: 43095521.8.0000.5569. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livro e Esclarecido. Resultados e Discussões: Dentre os achados desse estudo foi possível identificar que os estudantes consideram a Educação Interprofissional em Saúde importante desde a sua construção de identidade profissional até o cuidado integral ao paciente, e se mostraram disponíveis à aprendizagem interprofissional durante a graduação, entretanto, ainda possuem poucas experiências durante a sua formação, necessitando da sua efetiva implementação nas matrizes curriculares dos cursos de graduação. Palavras-chave (DeCS): Educação Interprofissional; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Relações interprofissionais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1119
Aparece nas coleções:Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.