Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1119
Título: | Educação interprofissional em saúde: avaliação da disponibilidade para aprendizagem de estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Interprofessional health education: evaluation of the willingness to learn of nursing students from a higher education institution |
Autor(es): | NASCIMENTO, Carolina de Azevedo GONÇALVES, Thayná Martins dos Santos MONGIOVI, Vita Guimarães SILVA, Reneide Muniz da SILVA, Suzana Lins da |
Palavras-chave: | Educação interprofissional Educação em enfermagem Educação superior Relações interprofissionais. |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Analisar a disponibilidade dos estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior na cidade de Recife para o aprendizado interprofissional e as práticas colaborativas. Procedimentos metodológicos: Pesquisa observacional, transversal e descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com 29 estudantes de Enfermagem mediante aplicação de questionário sócioacadêmico online e escala Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS), que mede a disponibilidade dos estudantes para aprendizado compartilhado, entre abril e junho de 2021. Os dados foram analisados no Software stata 12.1, por frequência estatística simples. A pesquisa obedeceu à Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), CAAE: 43095521.8.0000.5569. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livro e Esclarecido. Resultados e Discussões: Dentre os achados desse estudo foi possível identificar que os estudantes consideram a Educação Interprofissional em Saúde importante desde a sua construção de identidade profissional até o cuidado integral ao paciente, e se mostraram disponíveis à aprendizagem interprofissional durante a graduação, entretanto, ainda possuem poucas experiências durante a sua formação, necessitando da sua efetiva implementação nas matrizes curriculares dos cursos de graduação. Palavras-chave (DeCS): Educação Interprofissional; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Relações interprofissionais. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1119 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação interprofissional em saúde avaliação da disponibilidade para aprendizagem de estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior.pdf | 806.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.