Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Eduarda Larissa Soares-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Antônia Duarte-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Sandra Hipólito-
dc.date.accessioned2021-11-30T18:07:27Z-
dc.date.available2021-11-30T18:07:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1133-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Objetivo: avaliar a importância do ensino da disciplina de Língua Brasileira de Sinais na formação de acadêmicos de saúde de uma IES com metodologia ativa. Método: estudo transversal, abordagem quantitativa, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, no período de setembro de 2020 até agosto de 2021. O período de coleta aconteceu de fevereiro a maio de 2021, após aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa da FPS (CAAE 48765421.8.0000.52201), pautando-se na resolução Nº 510/16. A população do estudo foi composta por acadêmicos da área de saúde que tenham vivenciado a disciplina de Libras, com amostra final de 141 acadêmicos. Resultados: Predominantemente composta por mulheres, 74% da amostra sabem muito sobre os benefícios da Libras para atender os pacientes surdos e 88,65% escolheram aprimoramento das capacidades cognitivas, afetivas e de comunicação como competência melhor desenvolvida, em concordância com os achados de outros estudos. Foi encontrada associação entre pessoas satisfeitas com os primeiros períodos dos cursos analisados. Conclusão: Esse estudo proporcionou refletir sobre a importância da comunicação clara e inclusiva entre profissionais de saúde e usuários, evidenciando a relevância da capacitação em Libras durante a graduação dos acadêmicos de saúde. Identificaram-se ainda as habilidades e competências desenvolvidas a partir do ensino de Libras, assim como as dificuldades vivenciadas durante esse processo. Palavras-chave: educação em saúde; surdez; línguas de sinais; acesso aos serviços de saúde; capacitação de recursos humanos em saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLínguas de sinaispt_BR
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdept_BR
dc.subjectRecursos humanos em saúdept_BR
dc.titleA importância da disciplina de Libras na formação dos acadêmicos de saúde de uma instituição de ensino superior com metodologia ativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.