Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1133
Title: A importância da disciplina de Libras na formação dos acadêmicos de saúde de uma instituição de ensino superior com metodologia ativa
Authors: SILVA, Eduarda Larissa Soares
SILVA, Maria Antônia Duarte
CAVALCANTI, Sandra Hipólito
Keywords: Educação em saúde
Surdez
Línguas de sinais
Acesso aos serviços de saúde
Recursos humanos em saúde
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO: Objetivo: avaliar a importância do ensino da disciplina de Língua Brasileira de Sinais na formação de acadêmicos de saúde de uma IES com metodologia ativa. Método: estudo transversal, abordagem quantitativa, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, no período de setembro de 2020 até agosto de 2021. O período de coleta aconteceu de fevereiro a maio de 2021, após aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa da FPS (CAAE 48765421.8.0000.52201), pautando-se na resolução Nº 510/16. A população do estudo foi composta por acadêmicos da área de saúde que tenham vivenciado a disciplina de Libras, com amostra final de 141 acadêmicos. Resultados: Predominantemente composta por mulheres, 74% da amostra sabem muito sobre os benefícios da Libras para atender os pacientes surdos e 88,65% escolheram aprimoramento das capacidades cognitivas, afetivas e de comunicação como competência melhor desenvolvida, em concordância com os achados de outros estudos. Foi encontrada associação entre pessoas satisfeitas com os primeiros períodos dos cursos analisados. Conclusão: Esse estudo proporcionou refletir sobre a importância da comunicação clara e inclusiva entre profissionais de saúde e usuários, evidenciando a relevância da capacitação em Libras durante a graduação dos acadêmicos de saúde. Identificaram-se ainda as habilidades e competências desenvolvidas a partir do ensino de Libras, assim como as dificuldades vivenciadas durante esse processo. Palavras-chave: educação em saúde; surdez; línguas de sinais; acesso aos serviços de saúde; capacitação de recursos humanos em saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1133
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.