Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1138
Title: Avaliação do risco e de fatores sociodemográficos e clínicos associados à síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono em gestantes acompanhadas em serviços de saúde do Recife/PE
Authors: LEÃO, Rafael Magalhães Carneiro
SILVA NETO, Areolino Joaquim da
FRANÇA, Eduardo Prazeres Carneiro de
CAMPOS, Isabela Tenório Moura
ARAÚJO, Pedro Falcão Bradley
RAMOS, Frederico Antônio Pereira
Keywords: Síndrome da Apneia do Sono
Gravidez
Complicações na gravidez
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Introdução: a SAHOS é uma doença que tem a prevalência aumentada na gestação. Dessa forma, a importância de mais estudos relacionando os dois assuntos. Objetivo: Avaliar o risco de desenvolver Síndrome da apneia/Hipopneia Obstrutiva do sono (SAHOS) e as variáveis clínicas-sociodemográficas de gestantes acompanhadas em serviços de saúde do Recife. Métodos: estudo de corte descritivo e observacional com gestantes de alto e baixo risco do IMIP e do projeto mãe coruja Recife. A coleta de dados foi feita de abril a julho de 2021, utilizando-se questionário desenvolvido pelos autores. Foram excluídas pacientes que apresentavam menos do que 18 anos. Resultados: o estudo mostrou que gestantes de alto risco têm tendência ao maior desenvolvimento da SAHOS e à apresentação de roncos e suspiros de ressuscitação mais frequentes. As gestantes com maior risco mostraram média de idade maior, IMC médio mais elevado e maior tendência a roncos e suspiros de ressuscitação frequentes. Conclusão: a SAHOS é uma doença cujo risco de desenvolvimento é maior nas gestantes de alto risco. É impossível haver uma avaliação e diagnóstico satisfatórios apenas com dados clínicos, de modo que se faz necessário a disponibilização de aparelhos de polissonografia no serviço, para melhor acompanhamento das gestantes que demonstrem perfil compatível. Palavras-chave: Síndrome da Apneia do Sono; Gravidez; Complicações na Gravidez.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1138
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.